Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros
Publicidade

Volvo vai reajustar preços abaixo do aumento de imposto anunciado pelo governo

Marca quer dobrar volume de vendas no Brasil e chegar a 17 mil unidades em 2024

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.


Volvo EX30 vai ficar 5% mais caro em todas as versões
Volvo EX30 vai ficar 5% mais caro em todas as versões

O mercado de carros premium é composto em boa parte de modelos eletrificados. Para um novo momento no mercado brasileiro, a Volvo anunciou um plano de aumento de preços. A surpresa é que eles serão feitos abaixo do valor estabelecido pelo aumento de impostos anunciado pelo governo federal. A Volvo anunciou um reajuste médio de 7,7% na linha de produtos para o início de 2024. O Volvo EX30 vai ficar 5% mais caro em todas as versões. O XC40 e o C40 ficarão 10% mais caros, assim como os híbridos XC60 e XC90.

10 CURIOSIDADES DO VOLVO C40 elétrico com mais de 400 cv e autonomia de 400 km: preço e detalhes. Veja o vídeo!

“Olhando para os aumentos que virão em julho, o modelo BEV (elétrico a bateria) vai subir 18% no imposto de importação, e o híbrido PHEV, 20%. Se fôssemos repassar 100% do imposto, teríamos aumento de 19% no BEV e de 21% no PHEV. Eu perderia volume com a matriz e isso não é bom”, afirmou Marcelo Godoy, o novo presidente da Volvo, ao R7-Autos Carros em um encontro realizado com a imprensa.

XC40 e o C40 ficarão 10% mais caros
XC40 e o C40 ficarão 10% mais caros

Os aumentos de preço virão inclusive para os clientes que já reservaram o novo EX30. “O EX30 vai subir de preço, pois já estava na cláusula. Vamos informar de maneira proativa esse cliente. Demos o wallbox, veremos como ajudar na instalação, isso agrega valor para esse cliente”, diz Godoy.

Publicidade
Presidente disse que a eletrificação é um caminho sem volta
Presidente disse que a eletrificação é um caminho sem volta

Marcelo Godoy assume o lugar de Luís Rezende (que vai comandar a operação da Volvo em 60 países fora da Europa, EUA e China), tem 43 anos e 25 anos de experiência na área financeira. Sua missão de médio prazo será dobrar o volume de vendas, de 8.000 a 9.000 unidades que serão vendidas até o fim do ano para 17.000 unidades em 2024. A rede também deve chegar a 53 concessionárias pelo país.

Marcelo Godoy assume o lugar de Luís Rezende
Marcelo Godoy assume o lugar de Luís Rezende

O novo presidente disse que o plano de aumento de preço foi discutido com os 46 concessionários da rede distribuída pelo país. Além desse volume esperado de vendas, a Volvo segue o plano de investimento de R$ 50 milhões na instalação de 101 pontos de carga para carros elétricos. Com a previsão de maior volume, a marca vai antecipar esse trabalho para atender os clientes.

Publicidade

VOLVO XC60 2023 mais potente e + tecnológico: vale até R$ 466 mil? Melhor que Audi, BMW e Mercedes. Veja o vídeo!

Apesar do “contratempo” com o aumento de impostos, Godoy acredita na continuidade do crescimento do mercado de elétricos no Brasil. “O imposto pode suavizar a curva, digamos assim de crescimento, mas entendemos que estamos no caminho correto.”

Publicidade

Três novidades para o próximo ano

A Volvo confirmou no encontro que, além de consolidar o lançamento do EX30 no primeiro semestre de 2024 no Brasil, vai lançar o facelift do XC60 e XC90 híbridos e também o EX90, SUV de grande porte e motor elétrico que está chegando ao mercado europeu e americano no início do próximo ano.

VOLVO XC40 Recharge ELÉTRICO! 408 cv e 400 km de autonomia! Melhor que Porsche Taycan e Tesla? Veja o vídeo!

A marca também revelou que estuda o lançamento do EM90 no Brasil. A van elétrica aponta para uma presença mais forte em outros segmentos e também está cotada para o mercado nacional. “2023 foi o melhor ano de vendas para o Brasil, e vamos dobrar a meta para o próximo ano. E nós queremos ser líderes no segmento premium, e assim nos enxergamos no futuro”, diz Godoy.

Híbridos XC60 e XC90 ficarão 10% mais caros
Híbridos XC60 e XC90 ficarão 10% mais caros

O presidente diz que a eletrificação é um caminho sem volta. “Quando o cliente percebe que tem um carro de 400 km de autonomia e que precisa carregar o carro a cada 15 dias, sendo que o carro ‘dorme’ carregado, sem falar no custo baixo de manutenção e alta entrega de tecnologia, entendemos que foi ‘quebrado o gelo’”, disse Godoy. Segundo a Volvo, 80% das cargas nos carros elétricos são feitas na própria casa do cliente por meio do wallbox.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.