Volvo XC90: testamos o líder entre os SUVs premium de 7 lugares
Modelo tem 407 cv e roda consumindo pouco combustível o que faz dele o líder em vendas da categoria
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Há quatro anos seguidos a Volvo é líder em vendas entre os SUVs de marcas premium. Em 2021 enquanto o XC40 perdeu para o BMW X1 por 14 unidades, o XC60 e o XC90 pularam na frente dos concorrentes e se destacaram entre os modelos médio e grande, respectivamente. O R7-Autos Carros avaliou o XC90 Recharge Inscription 2022 que mescla sobriedade, desempenho e eficiência energética.
VOLVO XC90 2022: 407cv e faz 16km/litro na CIDADE! + resumo das mudanças na nova linha. Veja o vídeo!
O XC90 não sofreu mudanças relevantes na linha 2022 além de um novo desenho do friso cromado integrado à carroceria nas laterais. Também ganhou um novo filtro de ar-condicionado mais eficiente. Outra troca é a ausência das saídas de escapamento na parte traseira. Há apenas o para-choque como uma forma de reforçar o aspecto da eficiência energética uma vez que o XC90 uma solução híbrida na sua motorização.
Silêncio a bordo é item de série
E ao girar o portão de partida o silêncio esperado esconde uma verdadeira usina de força a bordo do SUV sueco. Em baixa velocidade, ele não aciona o motor a combustão rodando silenciosamente. Mas basta pisar com mais força no acelerador para perceber o acionamento do motor 2.0 turbo a gasolina de 320cv. O propulsor elétrico de 87cv adicionais tem 24,5kgfm e fica no eixo traseiro. Na soma são 407cv para mover seus 2.354kg onde o Crossover grandalhão não faz feio.
Na estrada e na cidade o XC90 explora as suas oito marchas de forma sempre suave e a tração integral permite controle de sua ampla carroceria que tem 4,97 m de comprimento, 1,9 2 m de largura, 1,77 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. A aceleração o veículo da imobilidade aos 100 km/h é feita em apenas 5,6 s.
Econômico como 1.0
Durante o nosso trajeto o Volvo XC90 cumpriu um teste de pouco mais de 1.000km onde obteve média geral de 17 km/l, diga de um carro 1.0 dos nossos tempos. A faixa ideal de economia de combustível é rodar no modo “híbrido” (entre os seus modos de condução disponíveis) para alcançar uma boa média de consumo como essa.
Vale lembrar que em um dos trechos cumpridos nessa avaliação, o XC90 rodou com seis pessoas a bordo e um pouco de bagagem. Também é possível usar os modos “Pure” (somente elétrico que tem 45 km de autonomia), AWD (tração integral permanente), Power (ajuste mais esportivo entregando toda a potência dos dois motores), “Off Road” com tração integral e suspensão mais elevada e “Individual” que permite customização da suspensão e uso de potência do veículo.
Nestas viagens a bordo do XC90 ninguém reclama do conforto a bordo proporcionado pela suspensão independente de longo curso. O acabamento também é digno de nota como os demais modelos da linha. O único senão vai para o acesso aos bancos traseiros que apesar de contarem com sistema de trilho e fitas para baixar os assentos e modular os bancos, tem acesso difícil para adultos e espaço contido para as pernas na terceira fileira. Apesar disso o último compartimento conta com porta objetos e saída de ar-condicionado. No porta-malas há iluminação, e espaços ocultos para objetos como o cabo de carga para recarregar de forma externa as baterias do motor elétrico (Plug in).
Itens de série
Com boa comodidade a bordo a multimídia vertical de 9 polegadas traz climatização integrada, experiências de som com sistema Bowers&Wilkins com direito ao modo “Sala de concerto” inspirada no auditório de Gotemburgo, controle de Cruzeiro adaptativo, esperados faróis em LED, alerta de colisão dianteiro e traseiro nas manobras, ar-condicionado de quatro zonas, teto panorâmico entre outros elementos alinhados com o que existe na categoria.
Falando nisso o Volvo tem uma lista considerada “honesta” para a sua categoria. O preço da versão Recharge Inscription é R$ 553,9 mil. Tudo no XC90 é muito bom: desempenho, nível de acabamento, consumo contido graças ao motor híbrido e nível de equipamentos. No entanto, será de longe o modelo mais eficiente quando comparado com modelos do mesmo porte. Quanto comparado com o segundo colocado nas vendas, o BMW X5, Land Rover Range Rover, Porsche Cayenne, Land Rover Discovery bem como Audi Q7 ou Q8 e Mercedes-Benz GLE, o Volvo será mais em conta e mais eficiente do que seus competidores. Os números do mercado falam por si.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.