Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Yamaha lança oito novidades de uma só vez no Brasil

Linha Factor, Fazer e também as scooters NMax e XMax ganham melhorias

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

Yamaha/Divulgação Yamaha/Divulgação

A Yamaha anunciou nesta semana uma série de novidades para o segmento das duas rodas. A marca apresentou nada menos que oito motocicletas, renovando o portfólio desde a Factor de entrada passando pela Lander e também pela Fazer. Além disso, apresentou a primeira moto elétrica da marca: Neo’s Connected.

A Yamaha destaca que os novos produtos atendem os novos parâmetros de emissão de poluentes da nova fase do Promot M5, que entra em vigor em 2025.

Factor e Factor DX 2025

A motocicleta urbana da Yamaha ganha atualizações mecânicas e de design. Traz novas carenagens pintadas, novo spoiler de motor, tampa do tanque estilo “aviador” e faróis em LED. O painel é novo de alto contraste do tipo Blackout com indicador de marchas e funções Eco.


Yamaha/Divulgação Yamaha/Divulgação

Já a Factor DX se diferencia devido ao novo farol de LED com luz de posição integrada, rodas coloridas, spoiler de motor, para-lama e traseira pintados na cor da moto, motor pintado de preto e pela nova alça do garupa com acabamento de alumínio. A DX também pode ter acessórios como tomada USB (uma entrada tipo A e outra tipo C) e cavalete central porém vendidos à parte.

Motor 150cc atualizado

O motor 150cc BlueFlex entrega 11,8 cv de potência a 7.250 rpm com gasolina (12 cv com etanol) e 1,3 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Com 15,4 litros de capacidade no tanque de combustível.


O conjunto de suspensão conta com garfo telescópico de 120 mm de curso na dianteira e balança traseira com 111 mm de curso. Os freios são combinados, com disco de 245 mm na roda dianteira e tambor na traseira.

O novo pneu traseiro mais largo, nas medidas 100/80-18, confere um design mais robusto para a Factor DX e o pneu dianteiro tem as medidas 80/100-18.


Cores e disponibilidade

A nova Yamaha Factor estará disponível nas cores Sports White (Branco Sólido), Red Hot (Vermelho Metálico) e Black Eclipse (Preto Sólido). Já a Factor DX poderá ser comprada nas cores Matt Black (Preto Fosco) com rodas verdes, Racing Blue (Azul Metálico) com rodas azuis e Midnight Black (Preto Metálico) com rodas douradas. No entanto a chegada às lojas acontece só no início de 2025.

Yamaha Lander Connected

A trail Yamaha Lander também passou por várias atualizações com nova carenagem do tanque e do farol. Com novo design, a Lander 2025 também tem novo farol móvel com LED e DRL embutidos no para-lama superior e acionamento por gatilho além de um novo protetor de escapamento.

Yamaha/Divulgação Yamaha/Divulgação

O painel com display LCD ficou 59% maior e além do melhor contraste funciona com o aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, o Y-CONNECT, onde motociclista conecta seu smartphone à motocicleta via conexão Bluetooth. Na Lander há indicação de conexão do celular com o aplicativo, nível da bateria do celular conectado, notificação de mensagem recebida e notificação de chamada recebida além da tomada 12V diretamente no painel.

O motor 250cv foi atualizado para atender as novas regras de emissões e tem 20,9 cv a 8.000 rpm e 2,1 kgf.m a 6.000 rpm combinado com transmissão de cinco velocidades tradicional.

Yamaha/Divulgação Yamaha/Divulgação

A Lander Connected tem suspensão dianteira com garfo telescópico com 220 mm de curso e uma balança traseira tipo Monocross com link de 204 mm de curso. A Lander mantém o freio a disco nas duas rodas, sendo o disco dianteiro de 245 mm e o traseiro de 203 mm, com sistema ABS na dianteira.

A Lander Connected estará disponível nas novas cores Titanium Grey (Cinza Fosco), Amazon Green (Verde Fosco) e Solar Red (Vermelho Sólido), além da cor Racing Blue (Azul Metálico) com preço de R$ 27.490 (além de frete e seguro) com quatro anos de garantia, um diferencial no mercado.

Nova Yamaha Fazer FZ25

A esportiva Fazer FZ25 ganha diversas atualizações de design com novas partes pintadas na cor preto fosco como bloco, tampa do motor e guidão, novos retrovisores, além do painel 59% maior e layout atualizado e a conectividade via aplicativo Y-Connect.

Yamaha/Divulgação Yamaha/Divulgação

Com novo estilo e faróis full LED (inclui as setas) a nova Fazer FZ25 mantém seu perfil esportivo com opções de regulagens na suspensão traseira, que é uma balança tipo Monocross com 120 mm de curso. Desta forma o cliente pode escolher a configuração que mais combina com seu uso e carga. A suspensão dianteira tem garfo telescópico com 130 mm de curso. Há sistema de duplo ABS e os discos têm diâmetro de 282 mm na roda dianteira e 220 mm na traseira.

A Yamaha Fazer FZ25 estará disponível nas novas cores Titanium Grey (Cinza Fosco) com rodas pretas e Branco Cristal (Branco Metálico) com rodas douradas, além da tradicional cor Racing Blue (Azul Metálico) e da cor Magma Red (Vermelho Metálico), ambas com rodas pretas. O preço é de R$ 23.590 (+ frete e seguro) com estreia prevista para novembro.

Yamaha Fazer FZ15

Outra novidade da Yamaha é a FZ15 ABS Connected, motocicleta de perfil esportivo porém com motor de 150cc. A FZ15 ganha novo spoiler de motor, nova cor da tampa de proteção do escapamento, agora preta, além das novas cores.

Yamaha/Divulgação Yamaha/Divulgação

O motor é o mesmo da Fazer: 150cc BlueFlex com até 11,7 cv de potência a 7.250 rpm, quando abastecida com etanol (11,6 cv com gasolina), e 1,3 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Conta com faróis e lanternas em LED, suspensão traseira monocross além de freio a disco nas duas rodas com sistema ABS na dianteira.

Há o novo painel Blackout (exibe indicador de marcha, que facilita a condução, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema BlueFlex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro) e display de conexão com celular além de tomada 12V na mesa do guidão.

A Yamaha FZ15 será vendida nas novas cores Titanium Grey (Cinza Fosco) com rodas vermelhas e Matt Green (Verde Fosco), além das já conhecidas Racing Blue (Azul Metálico) e Magma Red (Vermelho Metálico). A moto estará disponível nas lojas da Yamaha em janeiro de 2025, quando o preço será divulgado, com três anos de garantia e revisão preço fixo.

Primeira moto elétrica da Yamaha: Neo’s Connect

A Yamaha parece estar de olho no segmento promissor de motocicletas elétricas que existem por aqui há alguns anos nas mãos de marcas menos tradicionais no segmento. A novidade é o scooter elétrico Neo’s Connected.

Além do design arrojado a Neo’s Connected tem chave presencial, Smart key, tomada 12V e soluções práticas como gancho dianteira e espaço para capacete aberto além de dois modos de pilotagem: STD e Eco.

Performance

O motor elétrico da nova scooter da Yamaha, do tipo sincronizado trifásico de excitação, tem potência nominal de 2,3 kW a 424 rpm (potência máxima de 2,4 kW a 400 rpm). As duas baterias de lítio removíveis trabalham com tensão de 50,4 V, têm capacidade máxima de 23,2 Ampère-hora (Ah). Com esse conjunto elétrico entrega um torque máximo de 135,3 N.m. As baterias podem ser carregadas de 0 a 100% no período de nove horas. Já para carregar de 20 a 80% são necessárias cinco horas.

A Yamaha Neo’s Connected tem dois modos de pilotagem diferentes, STD (padrão) e ECO (econômico), que podem ser selecionados no punho direito, para atender condições variadas e preferências individuais. O modo STD oferece entrega total de potência, enquanto o modo ECO prioriza a economia de bateria da scooter elétrica.Para ainda mais comodidade, a scooter conta com 2 compartimentos dianteiros para pequenos objetos e uma tomada 12V para carregar celular.

Suspensão e freios

A Neo”s Connect tem suspensão garantida por por garfo telescópico com 90 mm de curso na frente e o sistema de suspensão traseira é formado por um braço oscilante com curso de 84 mm. O sistema de freios é composto por um disco de 200 mm na roda dianteira, com acionamento hidráulico, e tambor mecânico na roda traseira. Os pneus, sem câmara, têm medidas 110/70 -13 na dianteira e 130/70-13 na traseira.

Cores e disponibilidade

A nova Yamaha Neo’s Connected está disponível nas cores e-BLUE (Azul Fosco), e-BLACK (Preto Metálico) e e-WHITE (Branco Metálico), sempre com as rodas pretas. A scooter elétrica da Yamaha começará a ser produzida em Manaus (AM) a partir de janeiro de 2025, com previsão de chegada às lojas no mês de fevereiro, quando será confirmado o preço.

Embora tenha sido anunciada agora a Yamaha Neo’s Connected ainda não teve o preço anunciado.

Nova linha de scooters

Yamaha XMax 2025

Nos últimos anos a Yamaha vem fortalecendo sua presença entre suas scooter. A XMax e a NMax também vão mudar na linha 2025.

Yamaha/Divulgação Yamaha/Divulgação

A XMax, concorrentes direta da Kymco e da Citycom além de Honda Forza 350 reforça visual com novo estilo mais esportivo com novo assento com espaços para dois capacetes, bolha com ajuste manual, e o para-lama dianteiro ganhou novo design. A posição das setas também mudou, agora ficam na parte superior, próximo à bolha além da iluminação FULL LED. O painel TFT digital agora traz conectividade com celular e funciona com o aplicativo da Yamaha e também traz indicador modo Eco.

Suspensão e freios

A suspensão dianteira da XMax tem amortecedor do tipo garfo telescópico e tem curso de 110 mm, enquanto na traseira o curso da suspensão é de 92 mm. A NOVA XMAX ABS CONNECTED é equipada com sistema ABS nas duas rodas, na frente o disco mede 267 mm, já atrás o disco é de 245 mm, ambos com acionamento hidráulico. As rodas da scooter têm medidas 120/70-15 na frente e 140/70-14 atrás.

Yamaha/Divulgação Yamaha/Divulgação

O conjunto mecânico da XMax não mudou: o motor de 250cc desenvolve 22,8cv a 7.000 rpm e 2,5 kgfm de torque a 5.500 rpm alimentado por gasolina. A nova Yamaha CMax será vendida nas cores Ice Fluo (cinza fosco) e rodas pretas e X-Black (preto fosco) com rodas douradas e a Space Blue (azul fosco) com rodas azuis com preço de R$ 34.990,00 acrescido de frete e seguro.

Já a NMax ganha conjunto ótico em LED mais integrado na dianteira e na traseira a luz de freio está separada do conjunto. Há um novo desenho para a bolha, painel LCD com novo formato e conexão Bluetooth para alguns avisos (revisão, bateria e nível de óleo) e função ECO e indicador de VVA. Em prol da praticidade a NMax ganha tomada USB-C.

Na parte mecânica o motor de 160cc é o mesmo com seus 15,1cv e 1,4 kgfm de torque com câmbio automático do tipo CVT também sem mudanças.

E na suspensão o curso dianteiro mantém os 100 mm enquanto a suspensão traseira ganhou curso 5mm mais longo, totalizando 91mm e agora com função Oil Lock a Yamaha promete melhor desempenho. A Yamaha NMax 2025 será vendida nas cores Magma Black (preto fosca) e Digital Grey (cinza fosco), com rodas douradas ou vermelho sólido com rodas pretas por R$ 21.790,00 além do frete e seguro.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.