Santos: a cidade dos recordistas mundiais do Guinness Book
48 horas de embaixadinhas sem parar e o homem que mais esbugalha o olho na Terra — acredite!

Quando o jornalismo entra na nossa maneira de ver a vida, saímos por aí caçando as histórias mais impressionantes. A gente busca nos quatro cantos da internet, na vizinhança, no mercado. É difícil descansar.
Na condição de repórter, assim que cheguei ao litoral, conheci um desses achados: o Ricardinho das Embaixadinhas. Na época, ele já tinha um recorde mundial e uma vasta carreira.
Com certeza, você já deve ter visto em algum programa de auditório dominical um ser humano equilibrando a bola nos pés, fazendo ela pular — praticando embaixadinhas. O Ricardinho nasceu com um dom absurdo de fazer isso por inúmeras horas. Vou reforçar: inúmeras mesmo!
“Enquanto Ricardinho equilibra a bola no pé, um observador usa o globo ocular como um telescópio. É o Tio Chico Brasileiro, ou o Sidney, para os íntimos. Ele mantém o recorde mundial do olho mais esbugalhado do planeta.”
Em 2021, ele já tinha o recorde mundial, aos 52 anos, por permanecer um dia e meio e mais cinco minutos batendo a bola no pé sem derrubar. É o homem mais ousado nesse esporte peculiar. Ninguém no planeta conseguiu esse feito.
Esse talento alternativo ainda queria mais. Na época da nossa reportagem, à beira da Copa do Mundo no Catar, ele se preparava para as 48 horas seguidas de embaixadinhas. Disse que receberia um prêmio de um sheik árabe, além de mais um lugar inalcançável no livro dos recordes. Ricardinho é gente boa demais, desses que você quer bater papo o dia todo. Capaz de fazer isso chutando uma bola de futebol sem parar.
Ah! Ele conseguiu, viu! Ficou dois dias batendo a bola no pé sem derrubar — no calor do deserto. Você pensou que parei por aqui? Nada! Santos é um celeiro de personagens.
Enquanto Ricardinho equilibra a bola no pé, um observador usa o globo ocular como um telescópio. É o Tio Chico Brasileiro, ou o Sidney, para os íntimos. Ele mantém o recorde mundial do olho mais esbugalhado do planeta: são pouco mais de 18 mm de globo ocular para fora. Um mecanismo único, que solta o olho de uma maneira arrepiante.
São anos fazendo isso, e ele promete que enxerga bem, viu? Eu o conheci em uma reportagem. Coloquei-o para assustar quem descia de uma escada rolante em um shopping. Fiz amizade na hora! Trocamos contato e, vira e mexe, nos encontramos pela cidade.
O Tio Chico vive do próprio olho. Participa de diversos eventos e programas de televisão. É DJ e vendedor, mas tem alma de artista, não tem jeito. É um cara muito bacana, de bom coração e engraçadíssimo. Gente que dá prazer de conviver.

O Pelé, o maior jogador de todos os tempos, tem duas menções no Guinness Book. É o único jogador do mundo a ganhar três copas e por fazer, durante toda a carreira, 1.283 gols. Esse, eu não tive o prazer de conhecer.
Quer saber qual é meu talento? Em qual departamento da vida eu ganharia um espaço no livro dos recordes?Infelizmente, nasci sem habilidades para nada grandioso. No máximo, um texto aqui e uma reportagem lá.
Boa semana!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
