Logo R7.com
RecordPlus
Blog da Farfan

Favorito ao STF, Messias adota discrição: ‘Deus no controle’

Ao blog, advogado-geral da União, Jorge Messias, diz estar ‘recluso’; Lula cogita indicar, no mesmo dia do anúncio, uma mulher para ocupar a AGU

Blog da Farfan|Tainá FarfanOpens in new window

  • Google News
O advogado-geral da União, Jorge Messias WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO - 22.09.2025

O advogado-geral da União, Jorge Messias, tem adotado discrição em meio à expectativa para o anúncio do presidente Lula à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com a aposentadoria anunciada pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Ao blog, Messias disse estar “recluso”, evitar falar sobre o assunto e defendeu “Deus no controle”.


No mesmo dia em que Lula fizer o anúncio do nome escolhido para a vaga no STF - o que acontecerá já nos próximos dias -, o presidente deve anunciar o substituto de Messias. Nos bastidores, a tendência é que seja uma mulher, possivelmente negra.

Um nome que também tem sido ventilado para a AGU é o da procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida.


Lula tem sido aconselhado por ministros palacianos para que o anuncio seja feito ainda nesta semana.

Nos bastidores da Suprema Corte, já há ministros que defendem a indicação de Messias. Entre eles, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Flávio Dino.


Ex-presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já esteve mais forte entre os ministros que o defendiam para o STF. Ainda há quem defenda seu nome para a vaga, mas há a tendência de que Lula queira mantê-lo como possível candidato ao governo de Minas Gerais em 2026.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.