Galípolo deve passar com folga, avalia presidente do PP sobre sabatina
Senador Ciro Nogueira, uma das principais lideranças de oposição, diz que votará a favor do indicado à presidência do BC
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), disse ao blog que votará a favor da indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC) na sabatina marcada para esta terça-feira (8), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Nogueira, uma das principais lideranças de oposição ao governo e ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, afirmou que “Galípolo deve passar com folga” e votará a favor porque, apesar de não ser seu nome de preferência, acredita que a indicação ao comando do BC é uma “prerrogativa do presidente da República”. A votação é secreta e a aprovação acontece por maioria simples.
A presidência do Senado confirmou que a indicação será levada para apreciação no plenário da Casa no mesmo dia, logo após aprovação na CAE.
O relator, líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), apresentou nesta segunda-feira (7) o relatório, favorável à indicação de Galípolo para a vaga atualmente ocupada por Roberto Campos Neto.
Na sabatina, os senadores avaliam a capacidade técnica do indicado e devem questioná-lo se ele tomará decisões de forma independente ao Palácio do Planalto e como vai trabalhar para combater a inflação.
Galípolo ocupa atualmente o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central e foi indicado em agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o posto máximo do BC.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.