Americanos dizem que eleições brasileiras servem de modelo para o mundo
Declaração oficial da Embaixada dos Estados Unidos foi feita um dia após a reunião do presidente Bolsonaro com embaixadores
Blog do Nolasco|Do R7
Um dia após o presidente Jair Bolsonaro criticar o sistema eleitoral brasileiro e ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral durante uma reunião com embaixadores em Brasília, nesta segunda-feira (18), a Embaixada dos Estados Unidos afirmou que os EUA "confiam na força das instituições democráticas brasileiras". A declaração consta em uma nota divulgada nesta terça-feira (19) e aprovada pelo governo americano em Washington.
No texto, a embaixada afirma que o Brasil "tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores", e que "as eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo".
"Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia", complementa a nota emitida pela Embaixada dos Estados Unidos.
Confira abaixo a nota na íntegra:
Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores.
As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo.
Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.