Deputado pede acesso a quem recebe precatórios
Luiz Philippe de Orleans e Bragança pediu acesso aos dados à Justiça Federal
Blog do Nolasco|Do R7 e Thiago Nolasco
O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) pediu à Justiça Federal acesso aos dados de pessoas físicas e jurídicas que estão recebendo o pagamento de precatórios, decisões judiciais transitadas em julgado contra a União.
No fim do ano passado, o governo decidiu abrir crédito extraordinário para quitar R$ 93 bilhões em dívidas com precatórios.
Recentemente, Ciro Gomes, ex-ministro e ex-candidato à presidência da República, afirmou que bancos aceleraram as compras dos títulos com desconto do valor de face e agora estão recebendo o valor integral. Ciro alega que as instituições tiveram acesso a informações privilegiadas, que se trata de um esquema de corrupção, mas não apresentou provas.
Agora, o parlamentar Luiz Philippe pede informações para tentar esclarecer o caso, "com o acesso ao rol de beneficiados, poderemos investigar se houve, dentro do governo, favorecimento e compartilhamento de informações privilegiadas".
Outros parlamentares e o Partido Liberal já oficiaram a Procuradoria Geral da República e a Justiça Federal para analisar se houve ou não irregularidades.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.