Massa vence Milei no último debate na Argentina
Apesar de estar no governo que tem baixa aprovação, ministro da Economia escondeu pontos fracos e fez adversário se explicar
Blog do Nolasco|Do R7
As eleições presidenciais na Argentina entraram na última semana, com o único debate entre Sergio Massa e Javier Milei no segundo turno. O ministro da Economia do atual governo, na avaliação do Blog, se saiu melhor, apesar de ter inúmeros pontos francos justamente na área dele. A Argentina tem inflação acumulada neste ano na casa dos 140% e taxa de pobreza de 40% da população, muito devido aos erros de governos peronistas.
Sergio Massa pôs o candidato ultraliberal, Javier Milei, para explicar se vai retirar subsídios de áreas como o transporte público. Milei disse que não vai fazer isso, mas confirmou a intenção de dolarizar a economia e acabar com o Banco Central. Medidas extremas que, segundo ele, são necessárias, para controlar a inflação.
Javier Milei respondeu às perguntas e não lembrou de pôr Massa para responder sobre as falhas do atual governo. Alberto Fernandes, presidente da Argentina, não teve condições políticas de disputar a reeleição, com aprovação de cerca de 15%. O ministro da Economia assumiu o posto de candidato peronista.
Durante o debate, Javier Milei lembrou da presença de marqueteiros ligados ao PT na campanha de Sergio Massa. Algumas das estratégias usadas no Brasil foram replicadas na Argentina. Por exemplo, a campanha de Massa usa o medo das propostas ultraliberais de Milei, como o suposto risco de corte de benefícios sociais e de verbas em áreas como saúde e educação. Massa também fala de um governo de união nacional. Milei acusa o adversário de mentir e disse à população que veja os vídeos completos na internet e não os editados por brasileiros.
O segundo turno das eleições presidenciais na Argentina é neste domingo (22). O Blog acompanha tudo de Buenos Aires mais uma vez. Na avaliação deste Blog, apesar de movimentado, o debate deste domingo deverá ter pouca influência no voto dos argentinos. O processo eleitoral na Argentina começou em agosto, e nesta altura do campeonato os eleitores já definiram o voto.
A expectativa é de que essa seja uma das eleições mais acirradas da história da Argentina. Todas as últimas pesquisas mostraram cenário equilibrado. A maioria delas com vitória para Milei, outras com vitória para Sergio Massa. Mas vale lembrar que elas já erraram no primeiro turno.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.