O substituto de Ernesto Araújo deve ser do Itamaraty
Após ser pressionado pelos senadores a trocar o Ministro de Relações Exteriores, Bolsonaro deve escolher um nome do Itamaraty para o cargo
Blog do Nolasco|Thiago Nolasco, da Record TV
O Presidente Jair Bolsonaro ainda não conversou com o Ministro Ernesto Araújo que deve entregar, por volta das 16hs desta segunda-feira (29), durante uma reunião no Palácio do Planalto, a carta com o pedido de demissão do cargo. Ernesto Araújo vai deixar a função depois de forte desgaste político com o Senado Federal e sofrer duras críticas pela atuação durante a pandemia de coronavírus e no contato com países produtores de vacina.
Mas ao contrário do que querem parlamentares que trabalham para emplacar um político na função, foram falados nomes dos Senadores Antônio Anastasia e Fernando Collor, fontes que acompanham as negociações, disseram ao Blog, que o Presidente Jair Bolsonaro, deve indicar um nome já do Ministério das Relações Exteriores para a função de comando da política externa do país.
Nesse cenário, se tornam favoritos ao cargo de Ministro os embaixadores Nestor Foster que está em Washington e Luís Fernando Serra que representa o país na França. Almirante Flávio Rocha que comanda a Secretária de Assuntos Estratégicos e a Secretaria de Comunicação e atua diretamente com o Presidente Jair Bolsonaro, é outro nome que pode ser indicado ao Ministério de Relações Exteriores.
O Martelo ainda não foi batido, mas a expectativa é que logo após a demissão de Ernesto Araújo que estava no cargo desde o início do Governo, seja anunciado o novo Ministro das Relações Exteriores.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.