Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Blog do Nolasco

Reforma Tributária no Senado: governo quer reduzir as exceções 

A ideia do governo é evitar mudanças no texto e suprimir alguns pontos da proposta aprovada na Câmara dos Deputados

Blog do Nolasco|Do R7

Depois de passar pela Câmara dos Deputados, a reforma tributária chegou ao Senado Federal, onde as discussões vão ser feitas para valer só em agosto, depois do recesso parlamentar. Nesta semana, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, e o governo vão se concentrar na escolha do relator da proposta. Uma primeira conversa entre Pacheco e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi marcada para esta terça-feira (11).

Depois de ser aprovada na Câmara dos Deputados, reforma tributária chega para valer ao Senado em agosto
Depois de ser aprovada na Câmara dos Deputados, reforma tributária chega para valer ao Senado em agosto

O que já está acertado é a tentativa de evitar mudanças no texto. Fontes ligadas à equipe econômica disseram ao blog que a ideia é suprimir trechos da proposta de emenda à Constituição aprovados pelos deputados. Assim, as mudanças feitas pelos senadores não teriam que ser analisadas novamente pela Câmara.

Neste primeiro momento, o foco do governo será nas exceções. Na reta final da tramitação do texto entre os deputados, foram feitos acordos para beneficiar setores como agronegócio, serviços de hotelaria, parques de diversão e parques temáticos, restaurantes, aviação regional e até clubes de futebol.

Esse aumento no número de exceções não foi bem-visto pela equipe econômica, e o receio é que a alíquota do Imposto de Valor Agregado tenha que ser muito elevada para compensar os setores que tiveram os benefícios. As exceções vão ser alvo de uma reanálise pelos senadores e pelos articuladores da proposta no Ministério da Fazenda.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.