Zelensky se encontra com Biden e Kamala na Casa Branca e ganha promessa de aumento de ajuda à Ucrânia
Presidente ucraniano não estará com Donald Trump: republicano quer que a Ucrânia aceite perder território para a Rússia
O presidente Volodymyr Zelensky esteve na Casa Branca nesta quinta-feira (26). Ele solicitou mais apoio ao presidente americano, Joe Biden, e também se reuniu com a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris.
Biden ordenou o aumento da assistência à Ucrânia e instruiu o Pentágono a repassar todos os recursos restantes já aprovados pelo Congresso americano antes de deixar o cargo em janeiro.
A intenção é fortalecer Kiev antes que o novo presidente dos EUA assuma o comando. “Isso fortalecerá a posição da Ucrânia em negociações futuras”, disse Biden.
O presidente americano também afirmou que os aliados “precisam apoiar a Ucrânia em seu caminho para ingressar na União Europeia e na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”.
Antes do encontro, Biden anunciou a aprovação de novas armas, incluindo mísseis Patriot, além de treinamento para pilotos de caça. No entanto, o presidente dos Estados Unidos não fez declarações públicas sobre conceder a Zelensky a permissão para usar armas de longo alcance em território russo.
A discussão sobre o apoio americano à Ucrânia acontece em um contexto de eleições presidenciais nos Estados Unidos. Zelensky já sabe que continuará recebendo apoio caso a democrata Kamala Harris vença as eleições. Por outro lado, o republicano Donald Trump critica os bilhões de dólares gastos e afirma que encerraria a guerra ao retirar o apoio americano à Ucrânia.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.