Irã: Urânio capaz de produzir 10 bombas nucleares teria sido escondido em nova base secreta
Os mais de 400kg do material nuclear “desaparecem” da vista dos inspetores e dos americanos
O sumiço do urânio enriquecido capaz de produzir em pouco tempo até 10 bombas nucleares continua sendo a preocupação de americanos e isralenseses.
Apesar do presidente Donald Trump ter comemorado o fim do projeto atômico do Irã, os persas teriam retirado o material das três principais usinas antes dos ataques dos Estados Unidos.
Dois dias antes, 16 caminhões grandes foram vistos saindo da principal base nuclear - Fordow, que era chamada até então de “impenetrável”, pois fica a 90 metros de profundidade.

Porém, Donald Trump disse que a principal bomba convencional deles - B2 - atingiu e destruiu boa parte dessa usina. Essa bomba é capaz de atingir justamente até 90m de profundidade.
Mas, relatórios novos de agências árabes indicam que esse material foi levado para uma base que o Irã começou a construir que fica a mais de 100 metros de profundidade.
Ela está localizada a cerca de 145 quilômetros ao sul da instalação de Fordow e está muito perto do local nuclear de Natanz, na província de Isfahan, local de outra usina atacada pelos americanos.
Mapas mostram que há uma rede de túneis já construídas.
EUA e Israel temem que o Irã continue o projeto nuclear e estaria a poucas semanas de ter a bomba atômica.
O mistério continua …
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
