Logo R7.com
RecordPlus
Blog do Zamataro

Rússia reage a plano da OTAN para enviar tropas à Ucrânia: ‘Serão alvos’

A declaração da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, acirrou a rivalidade e deixou a situação ainda mais tensa

Blog do Zamataro|Luiz Felipe ZamataroOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A OTAN planeja enviar tropas para a Ucrânia, gerando forte reação da Rússia.
  • Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, considera essa presença ocidental inaceitável.
  • A Rússia anunciou que tratará as tropas ocidentais como alvos militares legítimos.
  • Discussões de paz entre Ucrânia e Rússia ocorrem esta semana, mas a situação é tensa após ataques russos recentes.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Rússia reage ao envio de tropas e eleva a tensão às vésperas de novas negociações de paz Reprodução/Instagram/@russian_kremlin

O novo plano da OTAN de destacar tropas para Ucrânia fez os russos reagirem. Até por comunicado oficial. Em Moscou, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Putin, Maria Zakharova, disse que “o destacamento de tropas ocidentais na Ucrânia totalmente inaceitável.”

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou ontem a possibilidade de enviar militares em uma “tropa de coalizão” para Kiev.


A resposta foi imediata. “A Rússia deixou claro repetidamente que a presença de tropas ocidentais em solo ucraniano, sob qualquer bandeira, ameaça nossa segurança. Trataremos essas tropas como alvos militares legítimos.”

E ainda completou: “Foi a expansão desenfreada do espaço geopolítico da OTAN até às nossas fronteiras, incluindo a Ucrânia, que se tornou uma das causas principais do conflito. Sem eliminar isso, a sua resolução é impossível”.


Ela ainda terminou dizendo que a Rússia já apresentou várias opções. Ucrânia e Rússia voltam a discutir ainda essa semana um possível acordo de paz, que parece cada vez mais distante.

Principalmente após uma nova rodada de ataques de Putin, que atingiu setores de energia na Ucrânia em pleno inverno.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.