Logo R7.com
RecordPlus
Conta em Dia

IR 2026: prazo para emitir recibo médico eletrônico termina hoje; veja como fazer

A emissão de nota fiscal digital passou a ser obrigatória desde o ano passado; início da entrega da declaração deverá ser em 16 de março

Conta em Dia|Ana VinhasOpens in new window

  • Google News
Aplicativo Receita Saúde permite emissão e visualização de recibos eletrônicos
Aplicativo Receita Saúde permite emissão e visualização de recibos eletrônicos Reprodução/Serpro

O prazo para a emissão das notas fiscais digitais por profissionais da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos, termina neste sábado (28).

O início da entrega da declaração do Imposto de Renda 2026 deverá ser em 16 de março. Mas a Receita Federal ainda não confirmou a data nem divulgou as regras para este ano. O anúncio deverá ser feito na primeira quinzena de março.


Para fazer parte da declaração deste ano, a emissão do Recibo Eletrônico de Serviços de Saúde, pelo aplicativo Receita Saúde, referente ao ano-calendário de 2025, deve ser feita até hoje.

Desde 1º de janeiro de 2025, o Receita Saúde passou a ser obrigatório, substituindo o recibo em papel.


A medida visa facilitar o trabalho dos profissionais liberais de saúde, bem como seus pacientes, por meio do aplicativo Receita Saúde.

Leia mais

“A emissão correta do recibo é essencial para a comprovação das despesas médicas informadas pelos pacientes na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF)”, afirma a Receita em nota.


A legislação permite a emissão retroativa até o último dia de fevereiro do ano subsequente ao da prestação do serviço. Assim, os recibos relativos a atendimentos realizados em 2025 poderão ser emitidos até 28 de fevereiro de 2026.

Após esse prazo, não será mais possível emitir recibos referentes ao ano-calendário de 2025. Isso poderá impactar a verificação automática das deduções médicas e resultar em solicitações de esclarecimentos ao profissional e ao contribuinte.


A Receita Federal recomenda que os profissionais revisem, com antecedência, se todos os recibos de 2025 foram devidamente emitidos no sistema Receita Saúde.

Como emitir

A emissão de recibo de saúde para profissionais autônomos (médicos, dentistas, psicólogos, etc.) é feita obrigatoriamente de forma digital pelo app “Receita Saúde” ou pelo “Carnê-Leão Web” no portal e-CAC, integrado à Receita Federal.

O processo exige conta Gov.br (Prata ou Ouro), CPF do paciente, valor e data do pagamento, gerando o documento diretamente na declaração pré-preenchida do paciente.

Passo a Passo para emissão

  • Entre no app “Receita Federal” ou no e-CAC e selecione “Receita Saúde” ou “Carnê-Leão Web”.
  • Informe o CPF do paciente (ou beneficiário), valor, data e a descrição do serviço prestado.
  • Clique em “Emitir Recibo”
  • O documento é gerado automaticamente, eliminando recibos de papel

Quem é obrigado a emitir

- dentistas

- fisioterapeutas

- fonoaudiólogos

- médicos

- psicólogos

- terapeutas ocupacionais

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.