Meu INSS sairá do ar às 19h desta terça-feira para manutenção; serviço só volta no dia 2
Mais de 90 serviços online serão afetados, incluindo agendamento de perícias, pedido e simulação de aposentadorias, pensão por morte e salário-maternidade

Os serviços digitais disponíveis pelo Meu INSS e pelo telefone 135 serão suspensos a partir das 19h desta terça-feira (27). O motivo é a manutenção do sistema previdenciário, que será realizada até o domingo (1º). O serviço só volta a funcionar na segunda-feira (2).
As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também não terão atendimento de quarta-feira (28) a sexta-feira (30), e só voltam a abrir na segunda-feira (2).
Os segurados com agendamento para os dias 28, 29 e 30 de janeiro podem consultar nova data de comparecimento pelo Meu INSS ou pela Central 135 até as 19h de hoje.
Para aqueles que preferirem ser atendidos em dia útil, o órgão disse que será assegurado o reencaixe.
Mais de 90 serviços online serão afetados, incluindo agendamento de perícias, pedido e simulação de aposentadorias (idade/tempo de contribuição), pensão por morte, salário-maternidade, emissão de extratos (CNIS, IR, pagamentos) e acompanhamento de processos, sem necessidade de agência física.
Principais serviços afestados
- Benefícios e aposentadorias: solicitar aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-doença.
- Simulação e cálculos: Simular tempo de contribuição e aposentadoria.
- Extratos e declarações: Emitir extrato de pagamento de benefício, CNIS (extrato de contribuições), extrato para Imposto de Renda e declaração de beneficiário.
- Perícia Médica: agendar perícia inicial ou de prorrogação e consultar o resultado.
- Processos e solicitações: acompanhar andamento de pedidos, pedir revisão de benefícios e enviar documentos.
- Cadastro: Atualizar dados cadastrais.
- Outros: Consultar empréstimos consignados, localizar agências, realizar prova de vida, cadastrar representante legal e contestar descontos de associações.
Manutenção dos sistemas
Segundo o INSS, foi feita mobilização para compensar a interrupção temporária das atividades nos últimos finais de semana, com mutirões de atendimento.
O trabalho de manutenção nos sistemas previdenciários será realizado pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
“A pausa é necessária para a modernização das plataformas, com o intuito de garantir mais estabilidade, segurança e eficiência no suporte à população”, afirma o INSS em nota.
“O INSS tem adotado a estratégia de mutirões e outras medidas para reduzir o tempo de espera pela análise dos benefícios, assegurar a continuidade dos serviços e evitar prejuízos aos segurados durante o período de atualização tecnológica”, acrescenta o texto.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














