Preço do material escolar chega a variar quase 280%; veja dicas para economizar
Procon destaca a importância da comparação dos preços antes de ir às compras, além da recomendação de reaproveitar itens do ano anterior

O preço do material escolar chega a variar quase 280% em estabelecimentos diferentes de São Paulo, segundo pesquisa realizada pelo Procon-SP. A compra desses produtos é um dos principais gastos das famílias no início de ano.
O levantamento mostra que a maior diferença encontrada foi na caneta esferográfica Trilux da Faber Castell: 276,92% de variação (em um local o preço era R$ 4,90 enquanto em outro, R$ 1,30).
“Apesar de o preço ser nominalmente baixo, na soma de toda a lista de compras os pequenos valores acabam por influenciar todo o orçamento”, alerta o órgão de defesa do consumidor, em nota.
Por isso, o Procon destaca a importância da comparação dos preços antes de ir às compras, além da recomendação de reaproveitar os produtos da lista de material que o consumidor já tem em casa.
A pesquisa
O levantamento envolveu 134 itens. A coleta dos preços foi feita em nove estabelecimentos comerciais distribuídos pelas regiões norte, sul, oeste, leste e centro do município de São Paulo, nos dias 15 e 16 de dezembro.
Foram coletados os preços à vista pago por meio do cartão de crédito.
Após comparação de 118 produtos comuns entre as pesquisas realizadas neste ano e no ano passado, constatou-se, em média, ligeira alta de 0,14% no preço médio desses itens.
Os produtos que variaram positivamente foram: borracha (4,03%), cadernos (7,86%), cola bastão (1,36%), lápis de cor (4,76%), lapiseira (4,44%), marca texto (0,65%), massa de modelar (1,79%), régua plástica 30cm (4,88%), tesoura sem ponta (7,52%).
Os itens que registraram queda: apontador de lápis (-8,14%), caneta esferográfica (-9,35%), caneta hidrográfica (-4,55%), cola branca liquida (-0,07%), giz de cera (-3,64%), lápis preto (-2,03%), papel sulfite (-0,06%), refil para fichário universitário pautado 4 furos 96fls (-4,66%) e tinta para pintura a dedo (-1,25%).
A inflação oficial do período analisado apresentou variação positiva de 4,46%.
Antes das compras
O Procon orienta, antes de ir às compras, verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor já tem em casa e se estão em condição de uso.
Outra dica é a troca de livros didáticos entre alunos que também garante economia.
“Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, dessa forma pode ser interessante o consumidor se reunir com outros pais para uma compra coletiva”, afirma o órgão de defesa do consumidor.
Na hora da compra, o consumidor deve verificar se o estabelecimento comercial pratica preço diferenciado em função do instrumento de pagamento (dinheiro, Pix, cheque, cartão de débito, cartão de crédito).
Na lista de material, as escolas não podem exigir a aquisição de qualquer produto de uso coletivo (materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo), conforme determina a Lei nº 12.886 de 26/11/2013.
Confira as dicas para economizar no material escolar
- Realize pesquisas em estabelecimentos físicos e também online. Não deixe de pesquisar ações e feiras de troca de materiais escolares e livros didáticos organizadas pelas próprias escolas.
- Junte o material escolar do ano anterior e veja a possibilidade de reutilizá-lo. É possível ainda reaproveitar livros didáticos do filho mais velho para o mais novo, se for o caso.
- Faça uma lista do que precisa comprar, para não se perder e acabar se rendendo a compras por impulso.
- Converse com outros pais, participe de grupos de Whatsapp e tente fazer compras conjuntos em livrarias, editoras e no atacado. Isso aumenta a probabilidade de conseguir preços menores.
- Na lista de material escolar, os colégios não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo, como materiais de escritório, de higiene ou limpeza.
- Sempre pergunte sobre a possibilidade de desconto à vista. Se tiver que pagar a prazo, calcule se as parcelas cabem no orçamento.
- Caso leve os filhos junto na hora de fazer as compras, converse com eles antes e explique quanto poderão gastar.
A pesquisa pode ser conferida no link: https://www.procon.sp.gov.br/relatorios-de-pesquisas-de-material-escolar-2026/
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














