Como ser proativo no ambiente de trabalho?

Reprodução

A proatividade, conforme definida pelo comportamento organizacional, é um comportamento antecipatório, que se auto inicia, sem dificuldade em ficar cobrando ações. Quando uma pessoa é proativa, ela está agindo antes de um evento futuro. Funcionários proativos normalmente não precisam ser solicitados a fazer algo e geralmente requer instruções menos detalhadas.

O comportamento pró-ativo é aplicável às suas próprias ações ou às responsabilidades externas.

Dentro de sua própria função, por exemplo, uma pessoa pode encontrar uma maneira mais eficiente de cumprir uma ou mais de suas responsabilidades. Responsabilidades de função externa (ou seja, aquelas tarefas fora da descrição de trabalho declarada) falam sobre o comportamento de cooperatividade organizacional de um funcionário. O funcionário pró-ativo, por exemplo, iniciaria uma oferta de ajuda a seus colegas de trabalho antes que eles fossem solicitados a ajudar seus colegas ou seu gerente.

As etapas que você pode seguir para se tornar mais proativo no trabalho se aplicam tanto nas suas próprias ações, quanto nas cooperativas para a sua equipe.

A proatividade requer que você seja organizado. Isso inclui sua mentalidade, seu espaço e, claro, seu planejamento! Organizar seu tempo ajuda você a abordar as tarefas com mais eficiência e permite que você esteja mais aberto às oportunidades.

Uma atitude positiva está lá em qualquer lista. Abordar as tarefas de uma perspectiva positiva o incentiva a buscar o melhor em cada situação. Ajuda você a se tornar o funcionário "pronto, disposto e capaz", com quem sempre se pode contar. Um jogador de equipe confiável e disponível se tornará a pessoa certa, o solucionador de problemas.

Faça um balanço de suas responsabilidades atuais:

● Quais são suas tarefas?

● Quais são as prioridades?

● O que pode ser consolidado, eliminado, reduzido?

● O que você pode fazer para se antecipar às tarefas menos urgentes?

● Como você resolve problemas?

● Você pode evitá-los planejando com antecedência e desenvolvendo processos alternativos com antecedência?

● O que você ainda precisa saber?

● Você pode automatizar qualquer uma de suas tarefas para torná-las mais eficazes e menos demoradas?

Encontre um modelo observando os líderes em sua empresa . Sempre que possível, passe algum tempo com eles para obter uma compreensão de seus comportamentos. Experimente suas técnicas. Alguns funcionarão para você, outros não. Você precisará ajustar o que adquirir para poder construir seu próprio repertório.

Deixe os outros saberem que você deseja se envolver mais. Você precisará criar suas próprias oportunidades. Não espere ser questionado - apresente suas idéias à equipe de gerenciamento. Sem ser inconveniente.

Como dito várias vezes por aqui… Estabeleça metas para você. Escreva-os! Liste tudo que você deseja realizar. Estabeleça prazos! Depois de ter o fim em mente, você pode alcançar o resultado desejado.

Mantenha o trajeto sobre como você deseja atingir seus objetivos. Isso pode exigir a superação de seus medos e a superação de obstáculos ou contratempos. Saia da sua zona de conforto e se torne cada vez mais independente!

Esforce-se pela excelência do início ao fim. Comprometa-se a sempre apresentar seu melhor trabalho - seu projeto concluído sem pontas soltas. Seja apaixonado pelo que você faz. Dê tudo de si. Não importa a função que lhe foi atribuída, você será mais eficaz quando colocar toda a sua energia e esforço nisso.

Comemore seus sucessos , grandes e pequenos, à medida que avança em seu caminho para se tornar mais proativo!

Seja flexível! Você não pode planejar todos os resultados, portanto, ser capaz de reagir ao inesperado é uma característica importante para a pessoa pró-ativa. Trata-se da consciência da existência de escolhas, independentemente da situação ou do contexto.

Lembre-se: Ser pró-ativo não é passar na frente dos seus superiores ou colegas, seja humilde e respeitoso. Ninguém quer um intrometido no ambiente de trabalho, mas alguém que some na equipe. Desta forma todos são beneficiados.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas