O método que vai destravar seus planos!

Reprodução

A estratégia de descomplicar suas ações e objetivos pode trazer muitos resultados positivos a curto e a longo prazo, tanto na vida pessoal quanto no campo profissional. Isso acontece porque ao dividir grandes propósitos em pequenas etapas a serem cumpridas, conseguimos enxergar claramente o que deve ser feito e como deve ser feito para chegarmos ao lugar desejado.

A metodologia OKR é uma excelente opção para aplicar essa ideia no dia a dia e simplificar suas decisões. Mas calma, vou te explicar como isso funciona. Segue a leitura!

O que é a metodologia OKR?

O termo OKR vem do inglês Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave) e é, basicamente, um sistema de definição e acompanhamento de objetivos.

O método foi criado pelo CEO de uma grande empresa de tecnologia do Vale do Silício para simplificar os objetivos empresariais e entender quais ações deveriam ser tomadas para alcançar esses objetivos. Com a utilização dos OKRs, a empresa passou a ter resultados melhores, mais rápidos e mais consistentes e várias outras companhias adotaram a metodologia para também experimentar esses resultados exponenciais.

Hoje, a OKR é utilizada por grandes empresas como Google, Linkedin, Intel e Nubank.

Como funciona a metodologia OKR?

Antes de colocar em prática a metodologia OKR na sua vida pessoal e profissional, precisamos primeiro entender o que são e o que significam os Objectives (objetivos) e os Key Results (resultados-chave).

Objetivos

Os objetivos são a visão macro do que você deseja alcançar, ou seja, um direcionamento claro do seu alvo. Esses objetivos devem ser alcançáveis, diretos, específicos, concretos, significativos e orientados para a ação.

Digamos que o seu grande objetivo atual seja abrir seu próprio escritório de advocacia. Existem várias etapas a serem concluídas até que esse objetivo se realize por completo, certo?

Agora vamos entender melhor essas etapas com os resultados-chave.

Resultados-chave

Os resultados-chave são pequenas metas que irão mensurar o seu progresso na busca por um objetivo maior. Essas métricas devem ser específicas, realistas, verificáveis em um espaço de tempo e mensuráveis.

Vamos voltar ao exemplo anterior.

Objetivo: abrir o seu próprio escritório de advocacia.

● Resultado-chave 1: escolher uma área de atuação

● Resultado-chave 2: pesquisar todos os custos envolvidos

● Resultado-chave 3: buscar um imóvel para montar o escritório.

Assim é muito mais simples colocar a mão na massa para atingir seu objetivo, não é?

Não se esqueça de estabelecer um prazo para o cumprimento de cada uma dessas pequenas metas!

Importância da metodologia OKR

1. Os profissionais e empresas que mais falham e ficam para trás são aqueles que não têm seus objetivos definidos.

2. Este é um método com foco em ação e resultados. Você não vai ficar parado esperando as coisas acontecerem.

3. Ao acompanhar o desempenho dos seus resultados-chave, é possível entender quais mudanças e correções devem ser feitas no seu planejamento.

4. Desmembrar os objetivos em pequenas metas aumenta sua performance e traz o sentimento de realização ao cumprir cada tarefa. Consequentemente, você ficará mais motivado.

5. No âmbito empresarial, o uso dos OKRs permite que cada colaborador torne-se parte importante do processo e saiba quais são as suas responsabilidades.

Aplicando a metodologia OKR no seu dia a dia

1. Seja sempre claro, direto e realista com os seus objetivos e metas. Estabelecer objetivos inalcançáveis será um motivo de frustração e não te ajudará a progredir.

2. A metodologia OKR pode ser aplicada em qualquer área da sua vida. Você pode definir objetivos e resultados-chave para planejar uma viagem de família, para se organizar financeiramente, para ser um funcionário melhor ou motivar seus colaboradores e para sonhos de realização pessoal.

3. Estabeleça no máximo 5 resultados-chave para cada objetivo e determine um período de tempo para que cada tarefa seja executada.

4. Mensure periodicamente os seus resultados e avalie se deve continuar seguindo o mesmo caminho. Exemplo prático: se você está há 3 meses preso em um resultado-chave que deveria ter sido concluído em 1 mês, talvez seja hora de mudar de direção.

Aplicando a metodologia OKR em empresas

1. Defina os objetivos e resultados-chave em conjunto com os colaboradores.

2. Certifique-se de que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos.

3. Deixe os OKRs sempre visíveis para todos.

4. Faça reuniões regulares para acompanhar o progresso das metas e alinhar estratégias e possíveis ajustes.

5. Além dos objetivos e resultados-chave comuns da empresa e de cada time, cada colaborador deve ter seus próprios OKRs para compreender seu papel na empresa e se manter motivado e engajado com os outros.

6. Tenha cuidado ao dividir as tarefas e responsabilidades na execução dos resultados-chave, lembrando sempre das capacidades e competências de cada colaborador e equipe.

Agora que você já sabe todos os fundamentos da metodologia OKR, é hora de colocar a mão na massa e aplicar todos esses passos no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Invista em você e não fique parado!

Últimas