Logo R7.com
RecordPlus
Afonso Paciléo

O papel do líder no crescimento e sucesso de uma empresa

Como todo líder, o papel de um líder no mundo corporativo é guiar a equipe. Você deve fornecer todas as ferramentas necessárias para o sucesso dos projetos da empresa. É um papel fundamental para determinar o sucesso ou fracasso de um projeto, ou até mesmo de uma empresa toda! 

Empreendendo Direito|Do R7 e Afonso Pacileo

  • Google News

Atualmente, um líder positivo é capaz de inspirar, motivar e guiar os membros da equipe em direção aos objetivos comuns, influenciando diretamente a produtividade. Eles estabelecem uma visão clara e compartilhada, comunicando-a de maneira clara e envolvente. Ao fazer isso, eles fornecem um propósito claro para a equipe, permitindo que cada membro compreenda sua contribuição para o todo.

Mas como saber se estou sendo um bom líder para meus colaboradores? É o que você entenderá neste post. Leia mais!


Primeiro temos que diferenciar o papel de um chefe e o papel de um líder. O que vem na sua cabeça quando ouve a palavra “chefe”? Você logo imagina um profissional autoritário, que apenas cobra resultados e causa medo ao caminhar pelos setores da empresa, não é mesmo? É claro que uma imagem dessas não colabora para o bom andamento da equipe, muito menos da produtividade.

A palavra “liderança” atualmente é muito mais aceita! Os líderes devem ter empatia, ouvindo ativamente as preocupações e necessidades dos membros da equipe, demonstrando respeito e compreensão. Isso cria uma cultura de confiança e colaboração, onde os membros se sentem valorizados e encorajados a contribuir com suas ideias e perspectivas, ao contrário do medo de ser demitido que as pessoas têm ao expor suas ideias para um chefe.


A presença do líder é essencial para atuar de maneira efetiva junto à equipe. Em várias situações, surgem problemas que exigem o suporte direto do líder, tornando sua presença ainda mais importante. Em situações de emergência, um líder competente é capaz de redistribuir as tarefas e lidar de forma tranquila e sem estresse. Sento ativo no dia a dia da empresa, um líder transmite a ideia de que juntos conseguem resolver qualquer demanda que surja ao longo do expediente.

Vamos usar como exemplo um cliente totalmente insatisfeito com o atendimento ou com algum produto gritando na recepção de uma empresa... Um líder será responsável por assumir a culpa, mesmo que o problema tenha sido ocasionado pela própria empresa. Já um chefe, tentaria buscar o culpado e se livrar de qualquer responsabilidade. A diferença de tratamento entre os dois é o que traz união para os membros e contribui para um ambiente mais saudável.


Mas quais são as posturas que definem o papel de um bom líder em um ambiente corporativo? Destacamos alguns comportamentos essenciais para ter uma liderança corporativa eficiente:

- Conhecer bem seus colaboradores e suas necessidades;


- Incentivar a comunicação aberta e transparente;

- Delegar estrategicamente as tarefas;

- Ter empatia e respeito;

- Inspirar e motivar os colaboradores.

E ai? Me diga nos comentários se você tem a postura de um chefe ou de um líder!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.