Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que faz um empresário?

Empreendendo Direito|Do R7

O caminho para o empreendedorismo costuma ser traiçoeiro, cheio de desvios inesperados, bloqueios de estradas e becos sem saída. Há muitas noites sem dormir, planos que não dão certo, fundos que não chegam e clientes que nunca se materializam. Pode ser tão desafiador abrir um negócio que pode fazer você se perguntar por que alguém se propõe a seguir esse caminho.

Apesar de todas essas dificuldades, todos os anos, milhares de empreendedores embarcam nessa jornada determinados a concretizar sua visão e atender a uma necessidade que veem na sociedade. Eles abrem empresas físicas, lançam startups de tecnologia ou trazem um novo produto ou serviço para o mercado.

O que faz um empresário?

Um empresário identifica uma necessidade no mercado, atende e determina uma solução para essa necessidade. A atividade empreendedora inclui o desenvolvimento e o lançamento de novos negócios e sua comercialização, muitas vezes com o objetivo final de vender o negócio para obter lucro.

Publicidade

Um empreendedor que regularmente lança novos negócios, os vende e então abre novos negócios é um empreendedor em série. Além disso, embora o termo "empreendedor" seja frequentemente associado a startups e pequenos negócios, qualquer fundador de uma empresa de nome familiar de sucesso começou como um empreendedor.

Se você quer se tornar um empresário, mas se preocupa por não ter dinheiro para isso, suas finanças não precisam te impedir de atingir seus objetivos. Muitos empreendedores buscam o financiamento inicial para suas atividades de fontes externas, como investidores, que podem fornecer aos empreendedores capital para cobrir os custos de inicialização (ou, mais tarde, os custos de expansão).

Publicidade

O importante é não desanimar ou desistir dos seus objetivos, correr atrás para que seja notado e tenha importância para o mercado.

Exemplos de empreendedores de sucesso:

Publicidade

Muitos empresários conhecidos exemplificam o sucesso empresarial. Aqui estão alguns exemplos:

● Steve Jobs, o último líder de tecnologia que começou a Apple em uma garagem e a transformou na empresa dominante de tablets, smartphones e computadores que é hoje.

● Elon Musk, que fundou a SpaceX e desde então se tornou conhecido por investir bilhões de dólares que sua empresa lhe rendeu grandes projetos.

● Bill Gates, o criador e fundador da Microsoft que costuma ser listado como o indivíduo mais rico do mundo.

O que motiva os empreendedores a se aventurarem quando tantos outros correm na direção oposta? Embora a motivação de cada pessoa seja diferenciada e única, muitos empreendedores são estimulados por um ou mais dos seguintes motivadores:

● Autonomia: Os empreendedores querem ser seus próprios patrões, definir seus próprios objetivos, controlar seu próprio progresso e administrar seus negócios da maneira que acharem melhor. Eles reconhecem que o sucesso ou o fracasso de seus negócios depende deles, mas não vêem essa responsabilidade como um fardo, mas, em vez disso, como um marcador de sua liberdade.

● Objetivo: Muitos empreendedores têm uma visão clara do que desejam realizar e trabalham incansavelmente para que isso aconteça. Eles acreditam genuinamente que têm um produto ou serviço que preenche um vazio e são compelidos por um compromisso obstinado com esse objetivo de seguir em frente. Eles abominam a estagnação e preferem falhar enquanto seguem em frente do que definhar na inatividade.

● Flexibilidade: Nem todo mundo se encaixa na rigidez da cultura corporativa tradicional. Os empreendedores muitas vezes procuram se libertar dessas restrições, encontrar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou trabalhar às vezes e de maneiras que podem não ser convencionais. Isso não significa que eles estão trabalhando menos horas.

● Sucesso financeiro: A maioria dos empreendedores sabem que não serão bilionários da noite para o dia, mas isso não significa que não estejam interessados no potencial de ganhar muito dinheiro com um negócio extremamente bem-sucedido sobre o qual têm controle total. Alguns desejam estabelecer uma rede de segurança financeira para si próprios e suas famílias, enquanto outros buscam obter um grande lucro criando o próximo grande sucesso.

● Legado: Os empreendedores costumam ser guiados pelo desejo de criar algo que os supere. Outros querem criar uma marca que tenha longevidade e se torne uma instituição. Outro grupo quer passar uma fonte de renda e segurança para seus herdeiros. Existem também aqueles empreendedores que esperam deixar uma impressão duradoura no mundo e deixar para trás uma inovação que melhore a vida das pessoas de uma forma tangível.

Lembre-se: você pode ter diversas motivações para ser um empreendedor, mas o mundo precisa que as suas ideias saiam do papel. Só dessa forma fará a diferença. Vai ser difícil, muitas vezes terá que recomeçar e está tudo bem, afinal, querer é poder sim! Persista e não desista!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.