Os principais desafios de um líder
Empreendendo Direito|Do R7
A liderança e a gestão de equipes fazem parte da rotina de qualquer empresa
E se você ocupa um cargo de liderança, sabe que, junto com o reconhecimento e as oportunidades, essa posição traz também uma série de responsabilidades e desafios e que o atual cenário econômico do país colabora para que esses desafios se transformem e se multipliquem a todo momento.
Para superá-los, é necessário que um líder saiba, primeiramente, reconhecê-los, para, então, enfrentá-los e encontrar as melhores soluções para cada situação.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o papel de um líder, seus principais desafios e, por fim, boas práticas que vão ajudá-lo a superar cada um deles e construir uma liderança de alta performance!
O que significa ser um líder?
Liderar é ter a capacidade de conduzir, motivar e influenciar positivamente um grupo de pessoas com um objetivo em comum.
Um bom líder inspira sua equipe, está sempre aberto a novas ideias e feedbacks e busca inovação em suas estratégias.
Ser líder é muito mais do que ser autoridade, é gerenciar pessoas ao mesmo tempo em que as motiva.
A liderança pode ser exercida de diversas formas, conforme as necessidades e características de cada empresa. Porém, independentemente das estratégias e do modelo de gestão aplicado, a função da liderança é sempre a mesma: criar e incentivar um ambiente de trabalho em que todos os membros possam se desenvolver profissionalmente, tenham bons resultados em suas atividades e estejam constantemente motivados e inspirados por seu líder.
Os principais desafios de um líder
Os desafios enfrentados pelos líderes são diversos e podem estar relacionados com o segmento do negócio, o cenário atual do mercado e as responsabilidades gerais da gestão eficiente de pessoas.
Veja quais são os principais desafios de um líder:
Comunicação assertiva
Estabelecer uma comunicação assertiva, baseada em confiança e colaboração, é um dos maiores desafios de líderes e gestores. Isso ocorre porque, quanto maior o negócio fica, mais difícil é a comunicação entre setores, e o tempo para conversas one-on-one fica cada vez mais escasso.
Para melhorar esse aspecto, os líderes devem adotar estratégias para engajar os colaboradores e conscientizá-los sobre a importância de compartilhar suas expectativas, dificuldades e ideias com o líder responsável.
Gestão de tempo
Gerenciar pessoas e processos de forma eficiente e, ao mesmo tempo, atentar-se aos resultados é sempre um desafio. Os líderes devem ter habilidades de organização e planejamento que lhes permitam otimizar o tempo para conciliar demandas e ter uma agenda diária produtiva.
Inovação
Ter espírito criativo e praticar e estimular a inovação são habilidades que não podem faltar em um líder. Portanto, é preciso ter inteligência emocional para compreender e superar as próprias limitações e abraçar a disrupção; afinal, um bom líder está sempre aberto a novas ideias e novas tecnologias.
Resiliência
Resiliência é a habilidade de se adaptar a situações difíceis e momentos de instabilidade. Um líder deve ser capaz de dar a volta por cima e se reerguer diante de dificuldades e mudanças, transformando experiências negativas em soluções e aprendizados.
Gestão de conflitos
É comum que existam conflitos em um ambiente organizacional. O líder deve atuar como um mediador e facilitador em situações de conflitos internos e aperfeiçoar suas habilidades e estratégias com o objetivo de prevenir e solucionar essas situações.
Delegar tarefas
É comum que muitos líderes, principalmente os que têm menos experiência com cargos de liderança, tenham dificuldades em delegar tarefas a seus colaboradores. Um bom líder deve ser capaz de superar essas dificuldades, pois a confiança nos liderados e a descentralização de atividades aceleram e otimizam os resultados de um negócio e são, com certeza, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional de um líder.
Boas práticas para superar os desafios da liderança
Algumas práticas que podem contribuir com o desenvolvimento de uma liderança de alta performance e ajudam os líderes a superar seus desafios diários são:
● dar e receber feedbacks constantes;
● ter um propósito como líder;
● praticar o desenvolvimento da inteligência emocional;
● prover o bem-estar dos liderados, por meio de benefícios, oportunidades e um ambiente de trabalho saudável;
● prezar pelo próprio bem-estar e zelar também por sua vida pessoal;
● desenvolver a adaptabilidade;
● exercitar a confiança nos colaboradores;
● utilizar ferramentas e tecnologias disponíveis para a gestão de tempo e de projetos;
● ter proatividade e agilidade para estar por dentro das tendências de mercado.
Uma coisa é fato: um líder de sucesso sabe transformar todos os desafios em fonte de aprendizado. Portanto, é preciso ampliar a consciência sobre as dificuldades e os obstáculos dessa jornada para, então, superar cada um deles e trazer ainda mais resultados para o seu negócio!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.