Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pilares do Empreendedorismo

Empreendendo Direito|Do R7

Ser empreendedor com tantos concorrentes não é nada fácil, entretanto há sempre um novo mercado para ser explorado e uma nova ideia que precisa ser transpassada. O que se espera de um empresário é a ação, diferente dos que guardam sonhos, o empreendedor coloca a mão na massa e transforma o sonho em realidade, visualizando oportunidades.

Mas o que realmente se entende de um empreendedor?

Não é saindo dando tiro para todo o lado que você terá resultados, na verdade fazendo isso só ficará desgastado. Sem foco e principalmente, sem um plano, você não conseguirá pescar um peixe grande...

Exemplo: “Joãozinho ao invés de se programar para ir pescar, pegou a vara e foi para o rio. Chegando lá Joãozinho lembrou que deixou o protetor solar no guardar roupa, o guarda roupa não precisa de protetor solar, mas Joãozinho sim e ficou todo vermelho por ficar muito tempo exposto ao sol, quando foi procurar pela minhoca para colocar na isca, percebeu que na pressa esqueceu seu baldinho, onde guardava elas. Sem minhoca o peixe não fisgará a isca. Ele se cansa de esperar e volta para casa triste e sem peixe.”

Publicidade

Tudo poderia ter sido diferente, se ele tivesse se programado e arrumado suas coisas para que nada ficasse para trás, não teria ficado com insolação e conseguiria trazer peixes para casa.

Um empreendedor não levaria apenas minhocas, levaria miolo de pão também, para que tenha uma brecha e fisgue diferentes espécies. Se organizaria antes e acordaria cedo para não ficar exposto a temperaturas tão altas de raios solar.

Publicidade

Empreender não é impulsividade, tudo precisa ser analisado antes de dar um passo adiante. A impulsividade atraí espertinhos que te trarão problemas, gerando decepção e desiludindo seus sonhos ao ponto que você desista da sua profissão e realizações. Manter-se centrado e se auto avaliando constantemente, desenvolverá suas habilidades, te livrando de aproveitadores. Aprimorando suas qualidades você construirá um empreendedor inovador, proativo, com referências para suas melhorias e saberá liderar e delegar tarefas para seus cooperadores, não se sobrecarregando e nem sobrecarregando a sua equipe. Portanto, a saúde psicológica em dia é fundamental para tomar decisões precisas.

Para que você tenha sucesso como empresário é necessário ter pilares bem estruturados para continuarem firmes, mesmo com problemas que possam ocorrer durante a sua trajetória. Antes mesmo de administrar a sua empresa, é preciso que as suas habilidades e características cooperem com o desenvolvimento das suas qualidades como empresário.

Publicidade

Não basta apenas ser proprietário, isso qualquer um pode ser mas, um empreendedor possui atributos que o diferencia em meio a multidão de oponentes, como disse Henry Ford "O concorrente a ser temido não é aquele que nunca se preocupa com você, mas aquele que continua melhorando seu próprio negócio o tempo todo".

Hoje essas particularidades que precisam destacar-se em você serão apresentadas aqui, com a finalidade de você se autoconhecer e descobrir a melhor versão que um empreendedor precisa ter. Se questione sempre para manter a sua mente ativa. Os pilares do empreendedorismo vão além de ser um administrador do seu próprio negócio abrem seus olhos sobre como agir e lidar com as situações cotidianas sem perder a sua saúde física e psicológica.

“A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsias e desafios". Martin Luther King.

Quais são os pilares do empreendedor?

1° Coragem

Seja corajoso, independente do medo, das incertezas e intimidações. Ter medo não te faz covarde, mas quando amedrontamentos são enfrentados, mesmo que o que esteja na sua frente seja dificuldades, esse passo avante te faz corajoso.

Aja, a ação te leva a acreditar cada vez mais na sua capacidade e faz-lhe um explorador bem sucedido.

Se um mergulhador deixa que o medo do desconhecido o tome, novas descobertas jamais serão feitas, o fundo do mar só será conhecido se alguém enfrentar a escuridão. Vá em frente, ultrapasse barreiras. Não deixe o medo te impedir de realizar coisas grandiosas.

"Coragem é resistência ao medo, domínio do medo e não ausência do medo".

Mark Twain.

2° Competência

A competência é a resolução de determinado assunto, de modo que haja conhecimento suficiente para desempenhar uma função com sucesso. Sendo assim, mantenha-se sempre atualizado, estude, converse com pessoas diferentes, com o intuito de obter mais conhecimento, fazendo isso você terá autocontrole, agregará valor as sua habilidades e abordará com profissionalismo questões que aparecerem no seu cotidiano.

"O único capital insubstituível de uma organização é o conhecimento e a habilidade do seu pessoal. A produtividade desse capital depende do quão efetivamente as pessoas dividem sua competência com aqueles que podem usá-la". Andrew Carnegie.

3° Visão

Pare de olhar para o chão, quem olha somente para baixo perde a vista maravilhosa do horizonte. As oportunidades precisam ser visualizadas, tendo uma visão ampla e conhecendo seus objetivos você tomará decisões que te beneficiarão. Um empreendedor precisa de visão de longo alcance com o fim de fazer escolhas sábias e avistar perigos presentes na sua caminhada.

"Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo". Joel Barker.

As características citadas acima precisam de aperfeiçoamento todos os dias, como diz a famosa frase "A prática leva a perfeição", procure nas suas fraquezas motivos para ser melhor. Não fique paralisado, mova-se com o intuito de crescimento e buscando melhores resultados. Consequentemente você estará em constante desenvolvimento, que é o objetivo de um empreendedor que busca o sucesso.

É importante lembrar-se dos desafios que enfrentará, mas desistir não é uma opção. Tenha em vista a resiliência, se adapte as mudanças e supere obstáculos. As pressões diárias não podem tirar o seu foco, por isso a importância de manter a sua mente focada nos seus objetivos e com o passar das adversidades, a experiência te fará mais forte.

Lembre-se da sua caminhada e veja tudo o que já enfrentou, as lições e aprendizados, nada foi em vão e nada será em vão. Busque em você a sua melhor versão, independente se a sua mente tentar te sabotar. Ser um empresário não é fácil e ninguém disse que será, mas a forma que lida com tudo ao seu redor te fará um empreendedor de sucesso que sabe como, quando e aonde quer chegar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.