Quem é o empreendedor serial?

O empreendedor tem a capacidade de enxergar as oportunidades e transformá-las em negócios

O empreendedor tem a capacidade de enxergar as oportunidades e transformá-las em negócios

Tumisu/Pixabay

O empreendedorismo conquista a cada dia mais o mercado profissional no Brasil e é uma das melhores opções para quem quer crescer profissionalmente, financeiramente e pessoalmente. Já falamos muito sobre isso por aqui, não é?

O que caracteriza um empreendedor é a capacidade de enxergar as oportunidades e transformá-las em negócios, sem medo de colocar a mão na massa. O ato de empreender tem o objetivo de inovar, impactar a sociedade de forma positiva e movimentar a economia.

De acordo com a Endeavor Brasil, a maior organização de apoio ao empreendedorismo de alto impacto, “Empreendedores questionam a realidade e fazem acontecer a evolução todos os dias, em todas as partes do Brasil e do mundo. Ao inovar e solucionar problemas de outras pessoas, de outras empresas ou de toda a sociedade, um empreendedor e seu novo negócio promovem um grande desenvolvimento.”

Neste artigo, vamos falar sobre um tipo de empreendedorismo que tem ganhado destaque nos tempos atuais: o empreendedorismo serial. Você vai conhecer e entender as características do perfil desse tipo de empreendedor. Segue a leitura!

O que é um empreendedor serial?

O empreendedor serial é aquele que não se contenta apenas em iniciar um negócio e assumir a gestão dele. Esse profissional encanta-se mais pelo ato de empreender do que por seus empreendimentos.

Esse é um tipo crescente de empreendedorismo, que tem como objetivo central a criação de novos negócios. O empreendedor serial idealiza, cria, desenvolve a empresa e propicia seu crescimento. Assim, quando o negócio já está bem desenvolvido e pronto para se posicionar no mercado, ele vende a empresa ou passa para algum sócio que seja um gestor ou administrador profissional. O que move um empreendedor serial é a possibilidade de inovação, de seguir novos rumos, se dedicar a novos projetos e desafios.

Este infográfico nos mostra que, dos 960 bilionários autônomos do mundo, 830 se tornaram bilionários fundando múltiplos negócios. Entre eles, estão empresários de grande renome, como Richard Branson, Mark Cuban e Elon Musk.

Isso comprova que os empreendedores seriais, na jornada de idealizar e criar empresas, adquirem recursos, muita experiência e uma grande rede de contatos. Parece a receita para o sucesso, não acha?

Características do empreendedor serial
As principais características do empreendedor serial são a busca constante por novas oportunidades e desafios e a capacidade de identificar as tendências e entender as necessidades do mercado antes das outras pessoas.

Esse profissional está sempre atento a tudo que acontece ao seu redor e é bem informado sobre todos os assuntos: economia, política, cultura, marketing, redes sociais e tendências de consumo. Ele não se limita a apenas um tipo de negócio ou a um único segmento de mercado.

Outro forte aspecto do empreendedorismo em série é a necessidade de se fazer um bom networking. Afinal, quando se tem uma ideia inovadora e que pode oferecer soluções positivas, é preciso que as pessoas também acreditem no seu projeto, certo?

O empreendedor serial é comunicativo e tem a habilidade de manter bons relacionamentos interpessoais. Para ter sucesso com esse tipo de empreendedorismo, é preciso frequentar eventos do mercado, conhecer investidores, administradores e gestores eficientes e selar amizades com eles. Além de adquirir conhecimentos com essas pessoas, você pode abrir portas para que seus projetos saiam do papel.

A habilidade comunicativa também faz com que esse perfil de empreendedor seja muito eficiente em criar equipes, motivá-las e captar investimentos e recursos para colocar os negócios em funcionamento. Este é um profissional dinâmico, que gosta de estimular pessoas, desenvolver as ideias de forma ativa e correr riscos. Ter autoconfiança e resiliência é fundamental para o empreendedor serial: ele deve se manter motivado e ter a capacidade de se adaptar aos diferentes contextos e ambientes e se manter focado em um projeto por vez.

O empreendedorismo em série é um estilo de vida. É característico da personalidade inovadora, de quem está sempre disposto a se aventurar. Mas não pense que é só sobre lucro. Empreender desta forma traz sim ganhos financeiros, mas também traz grande realização pessoal.

E aí, será que você tem o perfil de um empreendedor serial?

Últimas