Seja a solução, não o problema

Reprodução

Não há dúvida de que todos nós já ouvimos em determinado momento que devemos ser parte da solução, não parte do problema. E acredito que todos concordamos que essa seja a melhor maneira de trabalhar. A questão é ... o que devo fazer?

A resolução de problemas tornou-se uma habilidade essencial. Todos são obrigados a resolver problemas diariamente. Pode resolver desafios tão massivos como mudanças climáticas, epidemias, fome global ou até mesmo problemas cotidianos como “o que há para o almoço?”.

Como mudamos nossa maneira de pensar para que possamos enfrentar as soluções em vez de nos concentrar nos problemas?

Mas, primeiro, uma atualização sobre as etapas necessárias para a resolução de problemas:
1- Defina o problema.
2- Antes de resolver, teste e avalie as opções disponíveis.
3- Finalmente, chegamos à solução.

Nesta era de “eu quero agora”, onde muitas vezes o estresse atrapalha, a resolução de problemas não é fácil. Assim que a frustração se instala, começamos a nos importar menos; pior cenário. Deixar de definir o problema é a pior coisa que pode acontecer quando tentamos superar os desafios. Não pule direto para as soluções sem pensar muito sobre o problema. Investir em retrabalho é inaceitável.

Aqui estão algumas ideias sobre o que devemos e não devemos fazer para tornar esta frase nossa realidade:

1- Comunique-se de forma clara e completa

Para fazer parte da solução, precisamos ser claros, concisos, precisos e completos.

Ajude as pessoas a entender as emoções, intenções e razões por trás de suas decisões
Se as pessoas não entenderem seu propósito, elas não verão a razão por trás de seus pensamentos.
Precisamos fazer com que as pessoas saibam o "porquê", as razões profundas para compreender e concordar com o que está sendo proposto.

2- Mantenha as pessoas envolvidas no projeto.
Se eles não participarem, não espere que eles concordem com uma solução.
Você precisa informar às pessoas para que possam ver seus resultados e cooperar.
Mostre os resultados que eles alcançarão se aceitarem sua proposta. As pessoas estão interessadas nesta viagem, mas apenas se souberem o destino final. Quando você se concentra em soluções, certifique-se de que as pessoas vejam onde você esteve, onde está agora e para onde está indo. Deixe as pessoas comprarem suas ideias mostrando todo o futuro. Por meio do panorama geral de vendas, você pode permitir que as pessoas entendam por que você está seguindo na direção que escolheu e têm maior probabilidade de aceitar suas sugestões. Concentre-se no futuro, não no presente vago. Se você se concentrar no "o quê", não permitirá que as pessoas vejam a solução com clareza. Você precisa discutir o futuro publicamente.
Ok, isso é o que devemos fazer; o que devemos evitar sempre?

Veja a seguir:

1-Ser pessimista.
Isso significa examinar todas as opções possíveis com uma atitude negativa e dizer: 'Isso não funciona porque ... mesmo que você pense assim, deve considerar as opções propostas e o que precisa ser mudado para ter uma chance de sucesso. Pelo menos você tentou! Interferir nas ideias ou soluções de outras pessoas para torná-las compatíveis com as suas. Você nunca, nunca e nunca será o único que tem a resposta certa! Tenha a mente aberta e permita que outras pessoas sugiram alternativas possíveis.

2- Pensar que todo desafio tem apenas uma resposta.
Você tem apenas um ponto de vista para examinar um problema o que te impede de experimentar novas ideias/soluções. Lembre-se que as ideias sempre são bem-vindas. Pode não haver uma solução óbvia, mas isso não significa que um pouco de conversa e troca de ideias não vá resolvê-la.

Pode levar horas ou até dias para considerar com sua equipe antes de se concentrar em soluções viáveis, gerando muita ansiedade para resolver todos os problemas que você encontrar.

Você pode estar enfrentando problemas insolúveis que não podem ser resolvidos da maneira como você trabalha agora. Concentre-se no que você pode fazer e, em seguida, observe os problemas que causam obstáculos.
Ao se concentrar em ser parte da solução, você pode abrir muitas oportunidades para ser positivo e adquirir habilidades de tomada de decisão que não conseguiria com uma mentalidade negativa.

Experimente os pensamentos positivos, fique longe dos pensamentos negativos e veja como isso faz a diferença.

Últimas