Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você é uma pessoa autoconfiante?

Empreendendo Direito|Do R7

Uma pessoa autoconfiante transmite segurança e autoestima em suas atitudes, enfrenta dificuldades de uma forma positiva e está sempre pronta para aproveitar novas oportunidades.

Você se sente assim?

Se a sua resposta for não, saiba que, felizmente, a autoconfiança não é um dom, mas sim um conjunto de hábitos e comportamentos que podem ser desenvolvidos e incluídos na sua rotina.

“A falta de autoconfiança não é uma pena perpétua. A autoconfiança pode ser aprendida, praticada e dominada. Assim que você acreditar em si mesmo, tudo em sua vida mudará para melhor.” (Barrie Davenport)

Publicidade

Nos próximos tópicos deste artigo, vamos entender mais sobre o que é autoconfiança e como desenvolver essa habilidade. Segue a leitura!

O que é autoconfiança?

Publicidade

A autoconfiança é a capacidade que um indivíduo tem de confiar em si e no seu potencial. Uma pessoa autoconfiante é segura de suas habilidades e costuma ter uma atitude positiva em relação ao seu desempenho sempre que precisa executar uma ação ou tarefa.

Por outro lado, uma pessoa que não tem autoconfiança não acredita nas próprias capacidades e está sempre insegura no que faz.

Publicidade

Porém, não confunda autoconfiança com arrogância!

O arrogante não reconhece suas falhas e acredita ser melhor que os outros. Já a pessoa autoconfiante admite suas falhas e fraquezas e trabalha para melhorá-las, mas também reconhece o poder dos seus pontos fortes e oportunidades.

Qual a diferença entre autoestima e autoconfiança?

Apesar de a autoconfiança e a autoestima terem significados parecidos e estarem ambas ligadas à percepção que um indivíduo tem de si, existe uma diferença entre essas duas características.

A autoestima refere-se à imagem que uma pessoa tem de si, ou seja, como ela se enxerga e se valoriza. Ter autoestima é reconhecer o próprio valor, se amar e ter uma visão positiva da própria identidade.

Já a autoconfiança está diretamente ligada às competências de uma pessoa. Ter autoconfiança é acreditar na própria capacidade de realização.

Características de pessoas autoconfiantes

As pessoas autoconfiantes…

● São mais produtivas, porque seus pensamentos são voltados para ações reais;

● Não têm medo do fracasso;

● Usam a linguagem corporal para se comunicar melhor e transmitir uma imagem positiva;

● Não se sentem inseguras com o sucesso de outras pessoas;

● Não buscam aprovação dos outros;

● Dão sua opinião sem medo;

● São autênticas;

● Aceitam suas fraquezas e imperfeições e sabem conviver com elas;

● Enfrentam novos desafios com determinação e coragem;

● Comunicam-se com clareza e assertividade.

Afinal, como ser uma pessoa autoconfiante?

Agora que você já entendeu o que significa ser uma pessoa autoconfiante, é hora de aprender algumas estratégias para desenvolver essa característica.

Exercite o autoconhecimento

O primeiro passo para desenvolver a autoconfiança é se conhecer. Busque reconhecer quais são os seus pontos fortes (habilidades e conhecimentos) e também os seus pontos fracos e dificuldades. Assim, você vai aprender a identificar oportunidades de aplicar suas forças e melhorar suas fraquezas.

Saia da zona de conforto

Pessoas autoconfiantes não têm medo de agir! Portanto, não deixe a insegurança te paralisar. Faça algo novo todos os dias, aproveite as oportunidades que a vida te der e enfrente seus medos. Nada de procrastinação!

Invista em conhecimento

Conhecimento nunca é demais! Pessoas autoconfiantes estão sempre em busca de aprender algo novo e melhorar suas habilidades. Quando sentir que não é capaz de fazer algo, tenha em mente que sempre é possível aprender.

Evite comparações

Não se compare com os outros! Entenda que cada pessoa tem características e realidades diferentes e que as conquistas alheias não diminuem as suas. Tenha foco nas suas próprias realizações!

Com essas dicas, você está alguns passos mais perto de ser uma pessoa autoconfiante! Então, é hora de deixar para trás a insegurança e a procrastinação e começar a investir em você.

Lembre-se de que a autoconfiança é um exercício diário. Com persistência e dedicação, em pouco tempo, você verá os benefícios de ser uma pessoa autoconfiante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.