Logo R7.com
RecordPlus
Espaço Prisma

Nikolas Ferreira: por que a caminhada acende alerta e ameaça dividir mais a direita

Afago de Michelle, que o chamou de ‘grande líder’ e ‘filho 06′, e ida de Flavio ao exterior permite a deputado se descolar do bolsonarismo

Espaço Prisma|Marine Salgado

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A caminhada de 200 km de Nikolas Ferreira entre Paracatu e Brasília tem como objetivo se descolar do bolsonarismo tradicional.
  • Ele recebeu apoio de Michelle Bolsonaro, que o elogiou como "grande líder" e "filho 06".
  • A "Caminhada pela Paz" reuniu 18 mil pessoas e protestou contra as condenações relacionadas ao golpe de janeiro de 2023.
  • Nikolas aumentou sua popularidade nas redes sociais, alcançando 21,4 milhões de seguidores, e tem apoio para uma possível candidatura à Presidência em 2026.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nikolas Ferreira tem nas mãos a chance de se consolidar como novo líder da direta Eduardo F. S. Lima/Ato Press/Estadão Conteúdo – 23.01.2026

Encarada como uma cruzada por apoiadores, a caminhada de pouco mais de 200 km de Nikolas Ferreira (PL-MG) entre Paracatu (MG) e Brasília (DF) durou cinco dias.

Muito mais que o tempo que a andança levou está o timing da passeata e a oportunidade que o deputado detectou para se descolar no bolsonarismo tradicional, que cansa parte da direita.


Jair está atrás das grades e mentaliza a derrubada do veto de Lula, já que há um Congresso mais alinhado às suas ideias, para abreviar a estadia na Papudinha. Caso contrário, a pena de 27 anos vai se arrastar. Anistia, pelo jeito, não vai avançar, mesmo com a maioria de deputados e senadores conservadores.

Depois, Michelle Bolsonaro, que sonhava em disputar o Planalto e mantém relação estremecida com os filhos do marido, afagou Nikolas quando o chamou de “grande líder” ainda no início do movimento.


No final da caminhada, referiu-se a ele como ’06′ e emendou: “Lembra que o Jair te adotou em Minas Gerais?”. Uma alfinetadinha, de leve, para lembrar do passado (bem) próximo.

Enquanto isso, Flavio Bolsonaro não ganhou qualquer frase de apoio da madrasta, mesmo em viagem ao exterior para se reunir com políticos de direita.


Mais ainda: o 01, que poderia marcar presença no corpo a corpo com os correligionários, está em viagem a Israel.

O senador até enviou uma mensagem de apoio: ‘Se um político caminhando te incomoda mais que um roubando, o problema do Brasil é você’. Mas, além de tímida, passou um recibo porque sequer menciona o nome do parlamentar que organizou o rolê.


Direita nas redes sociais

O ato de Nikolas, intitulado “Caminhada pela Paz” e ligado ao movimento “Acorda, Brasil”, protestava contra as condenações pela tentativa de golpe e o quebra-quebra de 8 de janeiro de 2023.

Conforme o Monitor do Debate Político da USP (Universidade de São Paulo) e a ONG More in Common, 18 mil pessoas estiveram reunidas em Brasília no domingo último.

Mas o estrondo que Nikolas provocou vai muito além dos gatos pingados que toparam botar o tênis e enfrentar a chuva enrolados numa bandeira do Brasil.

Só no Instagram, ganhou 1,7 milhão de seguidores e, agora (leia sentado), são 21,4 milhões que o acompanham só nesta rede social.

Ainda ganhou o apoio público do presidente PL, Valdemar Costa Neto, que não só o chamou de “fenômeno” como também vislumbrou uma disputa à Presidência da República no futuro.

“É impressionante ver o prestígio que o Nikolas tem. Tudo ideia dele, iniciativa dele. É um orgulho para mim ser presidente do partido que tem um cidadão, tem um elemento, como o Nikolas. Ele é realmente um fenômeno e ainda vai ser, no futuro, o nosso presidente da República”, disparou.

Com apoio até do chefe da principal legenda de direita do Brasil, Nikolas sabe o tamanho da faca e do queijo que tem nas mãos. Tem a oportunidade de se descolar do bolsonarismo tradicional e se consolidar como uma nova liderança nacional.

Antes, porém, precisará decidir o tom do apoio que dará a Flavio na disputa ao Planalto, porque a carta de 2026 já está na mesa.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.