Como inovar em profissões tradicionais
Criar algo diferente pode ser o caminho da sua prosperidade
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Muitos profissionais que atuam em funções tradicionais no mercado de trabalho têm sentido, cada vez mais, o aumento de tempo e espera para se recolocarem profissionalmente. Isso ocorre devido haver muitos profissionais que ainda estão fora do mercado. Na prática, isso aumenta a concorrência e os processos seletivos se tornam um campo de guerra.
Algumas áreas como administrativo, engenharia civil, elétrica e muitas outras são alguns dos exemplos com muitos profissionais disponíveis e as maiores taxas de espera por recolocação, aumentando a ansiedade e estresse entre concorrentes que veem seleções cada vez mais exigentes e quase impossíveis de passar.
O ponto X da questão é.... será que não há algo que possamos fazer para sair desse ciclo vicioso que parece impossível de vencer? Sim, há, porém, com o formato diferente do culturalmente estamos acostumados. E para entendermos isso, precisamos estar de mente aberta para que os novos conceitos possam começar a existir.
No nosso bate papo de hoje citarei alguns exemplos de profissões tradicionais e como podemos inovar em suas rotinas. Há muitas outras, porém, o ponto focal é estimular as ideias e mentes para que você, na sua área, possa pensar no mesmo sentido para criar novas atuações, fontes de renda e lucro.
ENGENHARIA CIVIL
A construção é uma das áreas que estão ficando abarrotadas de profissionais formados. Com isso, a atuação tradicional nesse mercado pode impor ao profissional em questão alguns fatores como barganhas de preços de serviços, muitas pessoas concorrendo em seleções e baixa probabilidade de recolocação efetiva. Alguns profissionais dessa área estão há 05 anos sem conseguirem trabalhar. É o retrato do caos misturado com a frustração. Mas peraí..... que pode ter jeito.
Ao redor do mundo temos visto muitas iniciativas prosperando. De casas portáteis até casas trailers. Sim, são inovações que têm sido alternativas para profissionais que não conseguem se recolocar no mercado tradicional. Devido essa dificuldade, muitos deles encontraram novas formas de criar, empreender e ganhar dinheiro com isso.
Você já imaginou em trazermos para o Brasil as arquiteturas usadas em outros países, como uma forma de construção temática? Não acha que seria uma boa ideia? Algo diferente, inovador, requintado e que não tenha um custo de acesso tão alto para o consumidor final seria a fórmula ideal para criar novos conceitos de mercado e, assim, alternativas para a sua carreira e renda.
E se pensarmos em construções góticas, Aquelas diferentes, com formatos chamativos e apelos visuais intensos? Acha que não teria público para comprar? Além do mais, seria possível que muitas pessoas que nem gostam de estilo gótico comprassem. Sabe por quê? Porque no mercado consumidor existe o que compra por gostar e o que compra por ser diferente. Dessa forma, você conseguiria atrair dois públicos de uma só vez. Mas me diga... você já viu alguma construção gótica sendo vendida como residência no país?
ELÉTRICA
A área de eletricidade também começou a se saturar. Entretanto, além da saturação de muitos profissionais soltos no mercado, também existe a falta de cursos específicos na área, sejam NRs ou outras normas. Para essa área, em específico, podemos pensar em 02 alternativas como as direções ideais para seguir:
1 – buscar cursos específicos que poucos profissionais têm. Dessa forma, o profissional pode se tornar um coringa na sua área, criando a necessidade de procura por parte das empresas.
2 – iniciar a prestar serviços de pequeno porte e em larga escala. Imagina só fazer atendimentos em condomínios cobrando 100 a 150 reais por cada serviço? Você já fez um levantamento de quantos condomínios têm na sua cidade? E quantas casas tem no seu bairro? E prédios? Se colocarmos na ponta do lápis, podemos faturar muito com algo que quase ninguém quer fazer no dia-a-dia.
COZINHEIRO(A)
A área da cozinha também se mostra fadigada com muitos profissionais concorrentes e que nem sempre possuem cursos na área, o que dificulta a vida de quem tem formações técnicas e reciclagens. No entanto, também é um setor que mostra muito potencial quando pensado em formatos diferentes da maioria.
Olha só.....
- Cozinhas temáticas: já imaginou se você fizer entregar de comidas temáticas? Para crianças, a decoração feita com base em desenhos animados de sucesso. Para adultos, a decoração feita com base em seriados vistos por esse público. Parece estranho? Sim, toda nova ideia é. No entanto, imagina o sucesso que faria?
- Cozinhas regionais: o Brasil é um país com pessoas de todo o mundo. De norte a sul, leste a oeste do planeta, temos pessoas morando aqui. Me diga.... você conhece algum(a) cozinheiro(a) especialista em comida tailandesa, por exemplo? Em comidas africanas? Em comidas asiáticas? Já imaginou criar uma iniciativa de produzir alimentos específicos e regionais de cada país? Imagina a quantidade de pessoas que iriam procurar?
ÁREA ADMINISTRATIVA
Com uma média de 28 concorrentes para uma vaga, o setor administrativo é o mais saturado em nível nacional. Passar em uma seleção para uma vaga na área é quase que um tormento devido a dificuldade, exigências surreais e baixos salários oferecidos.
O que se presencia nessa área é a falta de especialidades em subáreas. Por exemplo, um profissional administrativo de custos industriais é algo muito difícil de achar. Profissional com conhecimentos em elaboração de documentações técnicas também. Sendo assim, o ideal para que se inove na área administrativa é determinar a especialidade que quer seguir, diferente somente do administrativo de serviços de pequeno porte e documentais.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














