Logo R7.com
RecordPlus
Eu Quero o Sucesso

Como transformar nervosismo em confiança na entrevista de emprego

Estratégias de influência comportamental induzem recrutadores à aprovação

Eu Quero o Sucesso|Flávio GuimarãesOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Entender como responder à pergunta "Por que devo te contratar?" é crucial em uma entrevista.
  • Utilizar colocações fechadas e induções mentais pode aumentar as chances de aprovação.
  • Apresentar resultados concretos das experiências passadas demonstra eficácia e segurança ao recrutador.
  • Frases ousadas e de impacto auditivo podem diferenciar o candidato, mostrando confiança e iniciativa.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Por que devo te contratar? Freepik

Você já recebeu essa pergunta numa entrevista e ficou confuso(a) sobre o que responder? O botão do pânico foi acionado? Ou você respondeu, mas ficou em dúvida se seria a melhor resposta?

Assim como outras tantas perguntas como “Cite seus defeitos”, ou “Qual foi o seu pior fracasso profissional”, o “Por que devo te contratar?” deve ser respondido com colocações fechadas, indução mental e gatilhos comportamentais no(a) recrutador(a) que estiver recrutando você. Dessa forma, nós vamos conduzir a pessoa para que ela nos aprove.


Além disso, precisamos entender que o momento da entrevista não é um terror e que deve ser agradável para você e a pessoa que estiver conversando, criando o entendimento total sobre tudo é dito, de forma explicada, simples e convincente.

Hoje vamos falar sobre as estratégias de respostas com base na influência mental que podemos criar na pessoa que estivermos falando.


COLOCAÇÕES FECHADAS

Em qualquer processo de comunicação e argumentação é fundamental aplicarmos estratégias de colocações que não permitam a pessoa a dar um não ou rejeição.


Vamos a alguns exemplos disso?

EXEMPLO 1: Você deve me contratar porque eu sei fazer tudo que precisa.


EXEMPLO 2: Você deve me contratar porque, além de eu saber fazer tudo que precisa, já gerei resultados em outras empresas que fazia exatamente isso. Acho que mereço uma chance, não?

Qual ficou mais bem colocado nos dois exemplos acima? O 2, certo?

Nele, aplicou-se uma indução para que a pessoa dê um sim ou se pergunte “Por que eu não daria uma chance para essa pessoa, se ela já gerou resultados positivos nessa atividade?”. Com isso, a tendência é de aprovação.

No Exemplo 1 a afirmação também é positiva, entretanto, quando ela é finalizada não há um gancho de continuidade de comunicação, nem reflexão, nem indução. Ou seja, o diálogo fica aberto.

Percebeu a diferença?

EXPOSIÇÃO DE RESULTADOS

Em processos seletivos há uma cultura de profissionais falarem sobre suas atividades e experiência adquiridas por todas as empresas que passaram. Porém, isso não é suficiente para impacta a pessoa que está ouvindo. Sim, é isso mesmo.

Para vencermos a pergunta “Por que devo te contratar?”, é necessário fazermos a exposição de resultados, sejam em números, percentuais ou aspectos positivos que surgiram após as atividades de desenvolvidas.

Vamos a exemplos práticos?

EXEMPLO 1: “Quando eu comecei na empresa X, haviam retrabalhos feitos por faltas de documentações. Eu entendi o que acontecia e implementei um novo procedimento que eliminou esses retrabalhos”.

EXEMPLO 2: “Quando eu entrei no time comercial da empresa Y, aumentamos de 2 para 4 vendas por dia”.

EXEMPLO 3: “Quando entrei no financeiro da empresa Z, conseguimos reduzir os custos operacionais em 30%”.

Nesse contexto, precisamos reforçar que a contratação deve ser feita devido à geração de resultados em si. Essa narrativa levará segurança para o ouvinte a partir do momento que fizermos citações como as acima.

São 3 exemplos que você vai levar para a sua realidade.

USE OS PONTOS CRÍTICOS DA FUNÇÃO EM SEU FAVOR

Toda e qualquer função possui pontos críticos, aquelas que há muita dificuldade em executar no dia-a-dia. É nesse ponto que precisamos ir. Antes de tudo, temos que perguntar e entender quais são eles. Em seguida, podemos lançar frases como...

“Você deve me contratar porque agora eu já sei os pontos críticos dessa função e vamos trabalhar juntos, de forma preventiva, para que não tenhamos problemas”.

Ou...

“Nós podemos resolver ponto X assim, assim e assim. O que acha?”.

FRASES OUSADAS E DE IMPACTO AUDITIVO

O impacto auditivo também é uma estratégia que gera muitos resultados positivos. A princípio, muitos profissionais pensam que pode ser exagero, que podem ser invasivos ou atrevidos com alguma colocação, entretanto, isso não se mostra como motivos de desclassificações em processos seletivos. Pelo contrário, muitos gestores até gostam de ouvir algo diferente do que a maioria fala.

Vamos para alguns exemplos de colocações ousadas?

EXEMPLO 1: “Quanto tempo vai me dar para mostrar na prática que sou um bom profissional?”.

EXEMPLO 2: “Sou o que precisa para a função. Eu sei fazer”.

EXEMPLO 3: “Me contrate que vamos trabalhar para a sua promoção e eu ficar no seu lugar”.

EXEMPLO 4: “Quando posso ligar para saber o dia que eu começo?”.

Não tenha medo de fazer qualquer uma dessas ou outra que você tenha em mente. Gestores gostam de atitudes diferentes que saem da média normal do que a maioria já faz. Coloque em prática.

E então? Vamos para a prática?

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.