Empresas param de contratar no final de ano?
8 a cada 10 pessoas acreditam no mito que as empresas param de recrutar no final do ano

Então, quer dizer que você quer esperar até janeiro para voltar a procurar a sua recolocação? Sabia que muitos dos que pensam no sentido contrário podem ficar com a sua vaga? A cada desistência de alguém por achar que final de ano tudo para, é menos concorrência em processos seletivos.
Há um fenômeno social e de mercado que se movimenta através de um mito popular de que final de ano é um período que a maioria das empresas para de contratar e isso faz com que muitos profissionais tenham o pensamento de “Ah, só vou voltar a procurar em janeiro. O ano já acabou mesmo”. Entretanto, isso faz com que muitos talentos fiquem de fora de processos seletivos, favorecendo muitos profissionais que, pela menor concorrência, acabam aumentando suas probabilidades de contratações.
O ponto central dessa cultura é que nós, brasileiros, temos o hábito de gostar de festas, feriados e entretenimento. Entretanto, essa cultura não se estende às empresas. Elas continuam funcionando normalmente, recebendo pedidos, produzindo, prestando serviços e tendo a sua movimentação natural. O que, em alguns casos, acontece é que algumas delas podem deixar a efetivação de um processo seletivo para janeiro, porém, para isso acontecer as seleções ocorrem entre novembro e dezembro. Ou seja, de qualquer forma, há o movimento.
AS VANTAGENS DE CONTINUAR BUSCANDO RECOLOCAÇÃO EM FINAL DE ANO
Segundo levantamento feito por um grupo de empresas de consultoria de RH, estima-se que a cada 10 brasileiros, 8 nutrem o sentimento de que as empresas não contratam mais em período de final de ano. Em números, isso significa que a concorrência em processos seletivos em 80% menor do que os outros períodos do ano. Isso abre uma grande janela para profissionais que continuam buscando como nos meses anteriores. Inclusive, tem profissionais que têm o histórico de recolocação justamente no período de final de ano. Sendo assim, podemos listar os principais pontos de vantagens que um profissional tem ao continuar normalmente:
- menos concorrência (menos profissionais participando de entrevistas).
- comportamento mais simpático de recrutadores(as) devido ser um período de festas. Isso mexe integralmente com os seus comportamentos internos.
- é o período que registra-se mais substituições de cargos de gestão.
- há ofertas de vagas temporárias e isso pode abrir a possibilidade de efetivação na função exercida.
- historicamente, processos seletivos que começam em outubro tendem a ser mais rápidos, havendo uma média de um mês para a efetivação. Em outros períodos do ano, o tempo médio é de 2 a 3 meses.
- historicamente, é o período que empresas de RH mais procuram profissionais, já com a projeção para o novo ano que vem pela frente. O ritmo de seleção de currículos aumenta em 350%, em média.
- é o período do ano que mais ocorrem contratações de profissionais autônomos ou liberais, estimuladas pelo recebimento de 13º salário ou outros tipos de bonificações.
AS DESVANTAGENS DE ESPERAR JANEIRO
Para quem decide esperar até janeiro para voltar a procurar emprego tende a ser mais difícil de encontrar. Isso acontece por vários motivos. Podemos listar alguns:
- caixa financeiro das empresas se ajustando: dezembro é um mês crítico para todas as empresas. Algumas despesas como 13º salário e bonificações retiram um bom montante financeiro do caixa. Por outro lado, há o aumento de faturamento com as compras realizadas em festejo de natal e ano novo. Logo, a empresa normalmente entra em janeiro tentando ver o que saiu de muito e o que entrou de muito, para assim reequilibrar as finanças. Essa incerteza faz com que a empresa segure investimentos. Ou seja, as novas contratações normalmente não ocorrem em janeiro. O que ainda é feito são as seleções realizadas em novembro e dezembro, que são provenientes do planejamento financeiro do ano anterior.
- perda do time (tempo-chave) de seleções: outubro, novembro e dezembro são os meses que mais selecionam profissionais que já vão começar em janeiro. Portanto, esperar o mês de janeiro para voltar a enviar currículos e procurar oportunidades pode deixar o(a) profissional com um atraso de 03 meses de “time”.
- ofertas de salários menores: nem todas as empresas conseguem ter um aumento significativo de vendas no período de final de ano. Dessa forma, quando chega o começo do ano algumas podem estar descapitalizadas, o que nos leva diretamente às ofertas de salários menores. Sendo assim, a tendência é que a baixa salarial fique em torno de 30% a menos, relacionado ao final do ano anterior.
ESTRATÉGIAS IDEAIS PARA O PERÍODO
Se você é o tipo de profissional que continua no mesmo ritmo de buscas por emprego no final de ano, tem alguns pontos importantes para considerar diante do contexto criado nas trincheiras de RHs:
- Procure os gestores de RH das empresas: em período de final de ano, os RHs das empresas têm dificuldade para fechar vagas justamente devido a diminuição de pessoas que enviam currículos. Com isso, profissionais de RH ficam mais abertos a abordagens diretas a eles. Além disso, eles também passam a ter mais tempo de atualizar mensagens, e-mails e outra atividades.
- Evite tentar contatos diretos com diretores(as): pessoas de alta direção tendem a estar estressadas nesse período do ano. Isso ocorre devido a maioria estar em fechamento financeiro anual, o que gera tensão, irritação e tempo reduzido. Sendo assim, dificilmente atenderão demandas de contatos feitos que não sejam para esse assunto específico.
- Empresas de RH se quiser renda extra: se a sua ideia é ter uma renda extra no final do ano, o ideal é que recorra a empresas de terceirização. Elas, normalmente, são as que possuem muitas vagas e sofrem com a falta de profissionais que decidem esperar o mês de janeiro.
E agora? Vamos continuar buscando?














