Logo R7.com
RecordPlus
Eu Quero o Sucesso

Fui contratado. E agora?

Planejar a carreira é o passo necessário para quem quer chegar no topo

Eu Quero o Sucesso|Flávio GuimarãesOpens in new window

  • Google News

Você já foi aprovado para uma vaga e ficou apreensivo(a) por isso, cheio de perguntas e dúvidas sobre como será o seu futuro naquela empresa? Se já, você não está sozinho. Esse é um dos sentimentos que mais afloram em profissionais quando eles recebem o SIM.

Para iniciarmos em um novo desafio precisamos alinhar muitos pontos, seja profissional ou pessoal, deixando de lado os mitos antigos e partindo para um planejamento de carreira de médio e longo prazo, mesclando o sentimento de Eu e Empresa, sempre.


Nos dias atuais há uma concorrência significativa de profissionais nas mais diversas áreas, o que cria a necessidade de especialização contínua, adaptação a novos conceitos, tecnologias e ideias.


O COMPORTAMENTO COMO PONTO FOCAL

Um conceito que é realidade e que sempre ouvimos falar é que o(a) profissional é contratado(a) pelo que sabe, mas é demitido(a) pelo comportamento. Isso corresponde a 76% dos casos. Entretanto, os comportamentos nem sempre são vistos como maldosos por parte dos mesmos profissionais, podendo ocorrer sem que haja a intenção direta de prejudicar ou que seja maldade.


Entre os comportamentos que mais demitem estão:

- pensar que atrasar é normal, que atrapalha reuniões, compromissos e a rotina do dia-a-dia em si.


- o excesso de carinho com os colegas de trabalho, que podem gerar desconforto com maridos e esposas, tendo casos, inclusive, de confusões no ambiente de trabalho.

- a falta de interesse em aprender outros conhecimentos, o que mostra limitação de perfil comportamental.

- a insubordinação, que mostra a falta de limites com regras estabelecidas.

CONHECIMENTOS RAROS

Esse é um ponto crucial para a manutenção desse(a) profissional na empresa. A busca por especialização em assuntos raros de mercado pode influenciar na continuidade do emprego. Todas as áreas e setores possuem gargalos e isso cria a condição que podemos buscar conhecimentos específicos nessas áreas, para que assim possamos nos tornar profissionais moscas-brancas. Essa nomenclatura significa profissionais com conhecimentos raros. Abaixo listo alguns conhecimentos que podem considerar dessa categoria:

- segundo idioma avançado: normalmente o inglês é o mais demandado no mercado. Espanhol é o segundo mais procurado. O mandarim vem ganhando espaço com o avanço econômico que a China vem tendo ao longo dos anos e, principalmente, por ser o principal aliado comercial do Brasil.

- cursos de dados e inteligência de mercado: com a evolução tecnológica e de fluxos de informações, a área de dados tem se tornado imprescindível para as organizações. Ciências de dados, engenharia de dados e inteligência de dados são os mais procurados. Tendo esses conhecimentos, o profissional passa para uma categoria acima no seu setor, se tornando necessário, inclusive, para tomadas de decisões estratégicas.

- conhecimentos duplos: a mistura de áreas também é bem vista pelo mercado. Alguém de engenharia que tem atuação na área comercial, um profissional que atua em compras e logística ao mesmo tempo, são dois exemplos que podemos citar. A dificuldade que as empresas enfrentam nos dias atuais é que o profissional tem um ou outro conhecimento. Quando dois se unem e podem ser interligados, cria-se um profissional raro.

- habilidade em lidar com todos os tipos de pessoas: essa é uma habilidade que poucos profissionais possuem nos dias atuais. Normalmente possuem muitos conhecimentos técnicos em alguma área, mas pecam pela falta de tato com pessoas. Como nós, brasileiros, somos movidos pela emoção, muitas ocorrências no ambiente de trabalho acabam virando desentendimentos devido muitos entenderem colocações, afirmações ou comunicações de uma pessoa como acham que é e não como realmente é. Para entender pessoas é necessário conhecer seus históricos, regiões, bordões, hábitos de fala e outros fatores. Por exemplo, uma expressão em uma região pode significar algo que para outra pessoa pode não ter o mesmo significado, principalmente se ela vier de outra região do país.

APOIO DIRETO À CHEFIA IMEDIATA

Você tem medo de “colar” no chefe e ser visto como puxa saco? Esquece isso. Sabia que pensar assim pode fazer com que você nunca receba uma promoção? Sim, a única pessoa que pode lhe colocar para um cargo é o seu chefe imediato. Ninguém mais. É dando apoio a ele(a) que você vai se tornar necessário no seu trabalho. É ele(a) que tem as informações de vagas novas que vão abrir. É ele(a) que pode lhe indicar, inclusive, para um novo setor que a empresa vai iniciar e você tem desejo de atuar.

Por isso, chegue junto da liderança imediata, sem se preocupar com o que vão falar ou achar. Você não deve satisfação a ninguém dali. E mais..... normalmente quem fofoca assuntos como esse é quem nunca sobe numa promoção.

ANTIPATIAS POR PESSOAS SEM CONHECÊ-LAS

Já ouviu algum amigo seu falar “Eu não fui com a cara da fulana” ? Isso nunca deve ser feito por nós no ambiente de trabalho. Por mais que a fulana tenha uma feição fechada ou aparentemente seja uma pessoa emburrada, jamais devemos criar um conceito e antipatia por ela. O ideal é mantermos contato natural para saber se a pessoa realmente é assim. Além do mais, ela também pode ser alguém que vai lhe ajudar muito em suas atividades.

As ocorrências nesse sentido podem criar desentendimentos e falta de colaboração mútua e isso pode resultar em demissão das duas partes envolvidas, dependendo da proporção que a situação tomou.

DEMISSÕES POR JUSTA CAUSA

As demissões por justa causa podem ocorrer por motivos que podemos nem conhecer, você sabia? Por isso, é necessário termos muito cuidado com elas. Abaixo listo alguns pontos que levam para esse caminho:

- violência verbal ou física contra alguém.

- embriaguez em período de expediente ou em festas de confraternização.

- violação de termos de conduta. Exemplo: trabalhar em posto de gasolina e ter o hábito contínuo de fumar, o que normalmente se estabelece como proibido no contrato de trabalho.

- jogos de azar até mesmo em períodos de intervalo.

- insubordinação, quando há desrespeito direto à liderança imediata.

EQUILÍBRIO DA VIDA FINANCEIRA

Um(a) excelente profissional endividado(a) não consegue produzir nem desempenhar suas atividades com concentração e tranquilidade. Por mais que tentemos separar os assuntos, isso é impossível. Por isso, é necessário que você tenha controle total da sua vida financeira.

Uma boa tática para isso é criar uma planilha para o lançamento de despesas, sejam elas fixas, grandes, pequenas ou esporádicas. Ao final de três meses, você pode comparar as três e tentar achar onde pode estar gastando mais do que deve, para assim ajustar as despesas.

Além disso, também não podemos esquecer que com dívidas o casamento não vai bem, o relacionamento com filhos também não, com amigos também não. O estresse toma conta da pessoa, as explosões de raiva começam a surgir e o descontrole ruge aos quatros cantos.

E agora? Vamos para a prática?

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.