Os melhores horários para envios de currículos
Entenda a estratégia do tempo, que pode ser um fator a beneficiar ou prejudicar o profissional

Muitos profissionais que têm currículos bem elaborados se questionam o motivo de enviarem currículos e nunca serem chamadas. Mas você sabia que até mesmo o horário que o currículo é enviado pode ser um fator a beneficiar ou prejudicar o profissional? Sim, e essa é uma das engrenagens e estratégias que devemos usar para que possamos ser vistos.
Um profissional de RH recebe, em média, de 100 a 700 currículos por dia, dependendo do tipo de vaga que foi anunciada, se operacional, tática, gerencial ou executiva. Isso significa que, quando fazemos o envio, entramos no meio de um expressivo número de pessoas em massa, o que pode dificultar que nosso e-mail seja visto no campo de visão.
Quando falamos sobre os melhores horários de envios não estamos apontando uma regra única, mas sim o que normalmente se observa no dia-a-dia. Existe, sim, muitos recrutadores que acessam seus e-mails fora dos horários tradicionais, entretanto, a proporção é menor do que vamos falar hoje.
Ao bem da verdade, alguns profissionais de RH não conseguem abrir todos os arquivos que são enviados, pois, em alguns casos, se torna humanamente impossível de se fazer. Por isso, precisamos pensar em estratégias para que estejamos no campo de visão primário de quem está recrutando. Para isso acontecer, temos que entender sobre o fator “horários”.
DOS HORÁRIOS EM SI
Nesse item falaremos sobre os horários positivos com base em análises realizadas sobre rotinas e hábitos de profissionais da área de RH. Vamos a eles?
- Entre 8:30 e 9h: esse intervalo de tempo corresponde ao maior índice de profissionais que são convocados para entrevistas enviaram seus currículos. Normalmente, Às 8h, o profissional de RH chega na sua empresa, levando mais ou menos de 20 a 30 minutos para organizar a rotina e o dia. Às 8:30, ele já tem tudo arrumado e é quando senta na frente do computador para abrir os e-mails. Se o profissional que quer se candidatar a alguma vaga enviar nesse exato intervalo, a tendência é que o seu e-mail fique entre os primeiros recebidos, criando um campo visual direto sobre a pessoa que está na frente. Os mais antigos vão ficando para baixo e nem sempre são abertos.
- Entre 10:00 e 10:15h: é o segundo momento que mais gera chamados para entrevistas. Entre esses dois horários, nota-se um pico de acessos a e-mails pelos mais diversos motivos, normalmente sendo o acesso realizado logo após alguma atividade feita das 09 até 10h.
- Entre 11:15 e 11:45h: esse intervalo é o terceiro maior índice de profissionais chamados para entrevistas. Nesse horário, o profissional de RH começa a planejar as atividades da tarde e está se preparando para ir para o almoço, um gatilho mental que gera bom humor, tornando o ambiente propício para a aceitação. Sendo assim, o e-mail com o currículo também tende a ficar no primeiro campo de visão do computador.
- Entre 15 e 16:45h: é o quarto horário com maior índice de chamados para entrevistas. Esse é o período que o profissional de RH começa a planejar o próximo dia de entrevistas. Sendo assim, é o período que ele(a) mais colhe currículos para realizar as ligações de chamados. Mais uma vez, a probabilidade é que fique no primeiro de visão.
PERÍODOS A SEREM EVITADOS
Diante do contexto que estamos tratando, alguns fatores devem ser considerados para que não tenhamos a rejeição do nosso envio. Aspectos de comportamento, estresse e inconveniência são três fatores a serem observados.
- Sexta-feira no final da tarde: nesse período a maioria das pessoas já começou a desacelerar a rotina para a entrada no final de semana, período que, em alguns casos, se desligam do trabalho. Sendo assim, a tendência de abertura de e-mails se torna menor do que outros dias. Portanto, o ideal é esperar a segunda-feira para o envio.
- Finais de semana – sábado e domingo: poucos são os profissionais que trabalham aos finais de semana. Muitos até acessam seus computadores, entretanto, para fazer algo pontual ou específico, mas não a atividade diária como analisar currículos e avaliar perfis. Alguns casos, quando há grande urgência de preenchimento de vaga, isso até pode acontecer. Porém, se analisar de forma proporcional, o percentual é baixo.
- Pré-feriados: um dia antes do feriado também não é recomendável para enviar currículos. A partir das 15h desse dia, as pessoas começaram a diminuir o ritmo de trabalho, o que diminui a probabilidade de chamado. Sendo assim, também é um período a ser evitado.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














