Cansaço, palpitações e tontura podem indicar arritmia, diz especialista
Cardiologista destaca sinais de alerta no ritmo cardíaco e orienta sobre tecnologias que salvam vidas em casos graves
Heródoto Barbeiro|Heródoto Barbeiro
Alexsandro Fagundes, cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, esclareceu dúvidas sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento das arritmias, destacando que não se trata de uma doença específica, mas de alterações no ritmo do coração — que pode ficar acelerado, desacelerado ou irregular. Entre os sinais de alerta que exigem atenção médica estão cansaço desproporcional, palpitações e tonturas. Ele também reforçou a importância do autoexame do pulso, que pode ser feito manualmente ou com dispositivos como smartwatches.
Ao falar sobre tratamentos, o especialista explicou que o marca-passo é utilizado para corrigir falhas na frequência cardíaca, com estímulos imperceptíveis ao paciente. Já o desfibrilador implantável atua em casos de taquicardias graves, aplicando choques automáticos capazes de interromper arritmias perigosas e evitar paradas cardíacas.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
