Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

A bordo do ‘Águia Pesqueira’, presidente da África do Sul desembarca na Suíça

Cyril Ramaphosa faz visita de Estado de dois dias ao país europeu a bordo de um Boeing 737 especial do governo de Pretoria

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Cyril Ramaphosa a bordo do Boeing 737 Business Jet Governo da África do Sul

O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa chegou esta manhã, 28 de outubro de 2025, à Suíça para uma visita de Estado de dois dias, a convite da presidente Karin Keller-Sutter, da Confederação Suíça. Ramaphosa pousou a bordo do Inkwazi, como é chamado o Boeing 737 - um Boeing Business Jet (BBJ) - do governo de Pretoria. A palavra significa “águia-pesqueira”.

A matrícula ZS-RSA faz alusão ao governo sul-africano (Republic of South Africa). A aeronave chegou à África do Sul na Base Aérea de Waterkloof em 21 de outubro de 2002.


É usado principalmente para transportar o presidente sul-africano e sua comitiva. Coincidentemente, a aeronave foi projetada pela Jet Aviation, da Basileia, na Suíça, país que Ramaphosa visita agora. A decoração interna foi projetado com um tema contemporâneo, influenciado pelo continente africano. O interior do BBJ consiste em quatro seções, incluindo um lounge com cama conversível, um escritório principal adjacente, um escritório executivo sênior e espaço executivo, além de uma área de descanso para a tripulação, área de armazenamento, cozinha completa e lavabo. A cabine e o cockpit são equipados com ferramentas de comunicação, incluindo SATCOM, telefone, fax e Airshow. Um sistema de informações para passageiros, que fornece instruções de segurança, informações visuais em rota e outras informações, está instalado.

Operado pelo 21º Esquadrão da Força Aérea Sul-Africana, a aeronave foi fabricada originalmente em 2001 e tem capacidade para dezesseis passageiros e custou 300 milhões de rands, algo em torno de 100 milhões de reais. A customização da aeronave exigiu outros 108 milhões de rands (R$ 35 Mil).


O Presidente realizará na quarta-feira, 29 de outubro de 2025, conversações oficiais com a Presidente Keller-Sutter sobre uma série de questões bilaterais, incluindo a Presidência do G20, que atualmente está com o governo sul-africano. O foco das discussões será em torno de temas como ciência, cultura e pesquisa.

A visita acontece logo após Ramaphosa realizar visita de trabalho à Malásia e à Indonésia e ao Vietnã. Na Malásia, o líder sul-africano cumprimentou o presidente Lula pelo aniversário de 80 anos do petista, comemorado nesta segunda-feira (27).


Na Suíça, Ramaphosa realizará diversas reuniões com líderes empresariais locais como parte do desenvolvimento econômico e da colaboração entre os dois países.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.