Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

A caminho da posse de Milei, avião com Volodmir Zelensky faz escala em Brasília

Antes da parada para reabastecimento em Brasília, aeronave com o presidente ucraniano fez escala técnica em Cabo Verde, na África. Relações políticas entre Zelensky e Lula estão estremecidas

Luiz Fara Monteiro|luiz fara monteiro e Luiz Fará Monteiro

Rota do avião do presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, de Cabo Verde até Brasíli
Rota do avião do presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, de Cabo Verde até Brasíli

O avião que leva o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, fez uma parada técnica em Brasília na noite deste sábado (9) antes de seguir para a Argentina. O líder ucraniano participará da posse do presidente eleito Javie Milei neste domingo (10), em Buenos Aires. 

A aeronave, um Airbus A319-115X CJ, de matrícula UR-ABA, decolou de Rzeszów, próximo à fronteira com a Polônia, às 9h, pelo horário central da Europa, e fez a primeira escala em Cabo Verde, no continente africano às 14h41, pelo horário local. Volodmir Zelensky se encontrou com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, a caminho da cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei .

Em Brasília, Zelensky pousou às 20h35 na Base Aérea para reabastecimento. O modelo de avião é semelhante ao da Força Aérea Brasileira utilizado pela Presidência da República, que também não tem autonomia para rotas longas. 

ACJ319 da Presidência da Ucrânia: aeronave que leva Zelensky realiza reabastecimento em Brasília
ACJ319 da Presidência da Ucrânia: aeronave que leva Zelensky realiza reabastecimento em Brasília

As relações políticas entre Zelensky e o presidente Lula esfriaram após uma fracassada tentativa de conversas sobre uma proposta de paz para o conflito entre a Ucrânia e a Rússia. O presidente brasileiro não comparecerá à posse de Milei por causa dos ataques verbais cometidos por Milei durante a campanha à Presidência argentina. Lula apoiava o candidato da situação Sergio Massa, que venceu o primeiro turno mas não resistiu ao segundo pleito. 

Com a colaboração de Caio Barros

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.