ACI-LAC realiza primeiro ACi Airport Day no Peru
Evento, que acontece nesta terça-feira, vai discutir aspectos regulatórios, temas de infraestrutura e de turismo
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) realiza nesta terça-feira (5), a 6ª edição do ACI Airport Day, um dos eventos da indústria aeroportuária mais reconhecido internacionalmente. Nesta oportunidade, acontecerá pela primeira vez no Peru, no Swissotel Hotel, em Lima, e terá apoio dos operadores aeroportuários privados Lima Airport Partners (LAP), Aeropuertos del Perú (ADP) e Aeropuertos Andinos del Perú (AAP).
O evento reunirá cerca de 200 participantes e tem como objetivo tornar-se uma importante plataforma que reúna especialistas da indústria aeroportuária, profissionais do setor aeronáutico e turístico, especialistas internacionais, autoridades aeronáuticas, fornecedores e consultores para o intercâmbio de experiências, estratégias e melhores práticas que promovam a conectividade da região, contribuindo para o trabalho colaborativo entre todos os atores envolvidos (companhias aéreas, prestadores de serviços em solo, sindicatos, etc.)
Cabe ressaltar que no final de 2023 o tráfego de passageiros nos aeroportos do Peru registrou uma notável recuperação. LAP fechou o ano com mais de 21 milhões de passageiros transportados, ADP, com 7,2 milhões e AAP, com 3,6 milhões de passageiros. Da mesma forma, relativamente aos voos servidos, LAP registou 170.515 voos comerciais no final do ano passado, ADP terminou 2023 com 234.724 voos servidos e AAP, com 27.698 voos.
Segundo informações do Ministério dos Transportes e Comunicações do Peru, durante dezembro de 2023, aeroportos com maior tráfego aéreo com Lima foram: Cuzco com 134.621 passageiros (32,2% superior a dezembro de 2022), Arequipa com 85.395 passageiros (tráfego 35,4% superior a dezembro de 2022), Piura com 49.264 passageiros (4,7% inferior a dezembro de 2022), Tarapoto com 46.726 (2,7% superior ao valor de dezembro do ano anterior), Chiclayo com 41.817 (variação positiva de 24,9% sobre dezembro do ano passado) e Trujillo com 41.556 passageiros (tráfego superior em 10,7% em dezembro de 2022).
Os representantes das empresas LAP, ADP e AAP ressaltaram que estão entusiasmados por serem os anfitriões que tornarão possível este primeiro ACI Airport Day Peru e por poderem compartilhar experiências de sucesso com os mais destacados profissionais da indústria aeroportuária da região na esperança de que este evento seja um excelente espaço para reunir profissionais e especialistas da aviação.
Entre os temas centrais que serão discutidos como parte da agenda estão estratégias de turismo no Peru, liberalização do transporte aéreo e dos serviços de controle aéreo, desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária regional e novas tendências. Da mesma forma, serão desenvolvidos temas associados à promoção da aviação não regular, criação de zonas aeroportuárias urbanas, desenvolvimento sustentável regional e local, incorporação de tecnologia e principais desafios do setor no Peru.
A indústria aeronáutica da região foi duramente atingida pela pandemia. Neste contexto, as concessionárias privadas dos aeroportos do país trabalharam arduamente no desenvolvimento de novos processos de voo e na implementação de ferramentas e tecnologias para melhorar a segurança e o serviço aos passageiros durante a sua passagem pelo aeroporto.
“O ACI Airport Day é uma importante plataforma que busca trocar experiências, propor iniciativas inovadoras, promover o debate sobre oportunidades de melhoria no setor entre autoridades aeronáuticas, entidades governamentais e stakeholders do turismo, com o objetivo de implementar soluções que facilitem a experiência de viagem dos passageiros", disse Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.
Segundo as concessionárias, o evento será uma importante plataforma de aprendizado para promover o desenvolvimento de uma operação aeroportuária mais ágil e inovadora. "Esta edição do ACI Airport Day Peru tem como objetivo adquirir maior conhecimento para oferecer o mais alto padrão de serviço e comodidade ao passageiro. Nós de LAP, ADP e AAP mantemos o compromisso de otimizar nossos processos de voo com tecnologia que facilite as operações, melhore a experiência de nossos viajantes e usuários e priorize a experiência dos milhares de passageiros nacionais e internacionais que utilizam os terminais do país”.















