Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Ações do setor de defesa caem nos EUA após Trump ameaçar proibir dividendos e recompra de ações

Presidente criticou empresas como a Lockheed Martin e Northrop Grumman, contratadas pelo setor de defesa, por distribuírem “dividendos exorbitantes”

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
F-22 Raptor, fabricado pela Lockheed Martin, em missão de treinamento Master Sgt. Andy Dunaway USAF / Wikimedia Commons

Empresas do setor de defesa com contratos com governo americano estão apreensivas. As ações da Lockheed Martin (NYSE:LMT) caíram 1,7%, as da Northrop Grumman (NYSE:NOC) recuaram 2%, e outras empresas do setor de defesa sofreram pressão na tarde de quarta-feira, após o presidente Donald Trump ameaçar proibir dividendos e recompra de ações para empresas do setor.

Em uma publicação em sua plataforma de mídia social Truth Social, Trump criticou as empresas contratadas pelo setor de defesa por distribuírem “dividendos exorbitantes” e realizarem recompras de ações “às custas e em detrimento de investimentos em fábricas e equipamentos”. Ele declarou que essa situação “não será mais permitida nem tolerada”.


O presidente americano também criticou a remuneração de executivos na indústria de defesa, classificando os pacotes salariais como “exorbitantes e injustificáveis” devido aos atrasos na entrega de equipamentos militares. Ele sugeriu limitar a remuneração de executivos a US$ 5 milhões, o que descreveu como “uma mera fração do que eles ganham atualmente”.

Trump anda irritado com o que ele considera como lentidão na produção e manutenção de equipamentos militares. “Não permitirei dividendos ou recompra de ações para empresas de defesa até que esses problemas sejam resolvidos”, escreveu Trump, acrescentando que as empresas contratadas pela defesa deveriam usar esses fundos para construir equipamentos em vez de “pegar empréstimos de instituições financeiras ou obter dinheiro do governo”.


Outras grandes empresas do setor de defesa, incluindo a Raytheon Technologies (NYSE:RTX), a General Dynamics (NYSE:GD) e a L3Harris Technologies (NYSE:LHX), também viram suas ações caírem após o anúncio.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.