Aérea cancela 40 voos após assentos limpos com água não passarem nas verificações de segurança
Fabricante dos assentos alertou que a limpeza à base de água das capas removíveis das poltronas pode ter enfraquecido suas propriedades retardantes de chamas

A segurança continua sendo o principal fator de preocupação da aviação. Tanto que, às vezes, uma limpeza caprichada nas aeronaves pode, involuntariamente, impedir o avião de entrar em operação. Foi o que aconteceu com a finlandesa Finnair.
A companhia, membro da oneworld e parceira da joint venture American Airlines, cancelou dezenas de voos após limpar sua frota de Airbus A320 . Eles lavaram as capas dos assentos com água, gerando preocupações com a segurança.
O fabricante dos assentos alertou a Finnair de que a limpeza à base de água das capas removíveis dos assentos não havia sido devidamente testada quanto à resistência ao fogo.
Esfregar os assentos até que brilhassem pode ter, sem querer, enfraquecido suas propriedades retardantes de chamas. Os projetos de fabricação de aeronaves priorizam produtos com alta resistência ao fogo.
A companhia aérea respondeu suspendendo temporariamente a operação de oito aeronaves Airbus A321 para realizar inspeções adicionais — e também admitiu que esse método de limpeza já era usado há algum tempo antes do aviso do fabricante.
O problema com a capa dos assentos forçou a Finnair a cancelar cerca de 40 voos entre a noite de segunda-feira e terça-feira. As aeronaves afetadas são essenciais para as rotas europeias e domésticas da Finnair, com cerca de 20 voos diários cortados da programação, impactando cerca de 5.000 passageiros com destino às principais capitais europeias, como Roma, Paris e Bruxelas, informa o FR24.
Isso ocorre depois que a companhia aérea teve que lidar com interrupções trabalhistas na primavera e no início do verão, com repetidas greves da equipe de solo cancelando milhares de voos. A companhia viu sua capacidade de operar como um ponto de conexão conveniente entre a Europa e a Ásia prejudicada pelo fechamento do espaço aéreo russo.
Quando essa frota de jatos retornar ao serviço, os passageiros poderão pelo menos ter certeza de que seu próximo voo da Finnair terá assentos meticulosamente limpos, com o sistema de proteção contra chamas totalmente intacto.
A companhia emitiu uma nota após a ocorrência:
“Suspendemos temporariamente as operações de parte da nossa frota de A320 (8 aeronaves A321). O motivo da suspensão são informações recebidas do fabricante da capa do assento, indicando que o impacto do método de limpeza da capa do assento (lavagem com água) na proteção contra incêndio não foi devidamente verificado. A segurança é sempre nossa principal prioridade e seguimos sempre as instruções de manutenção do fabricante, bem como as diretrizes e recomendações das autoridades.
Devido à situação, cancelamos um total de cerca de 40 voos na segunda-feira (13 de outubro) e na terça-feira (14 de outubro). No futuro, a situação poderá causar cancelamentos individuais, alterações no tipo de aeronave ou afetar a companhia aérea, o que será discutido em mais detalhes abaixo. Lamentamos profundamente a incerteza e os danos que esta situação possa causar a você e faremos o possível para minimizar o impacto em sua viagem.
Para auxiliar as viagens dos nossos clientes com o mínimo de interrupções possível, voos selecionados serão operados em cooperação com nossa companhia aérea parceira, a DAT LT, a partir de 15 de outubro. A DAT LT segue o conceito de serviço da Finnair, e a tripulação da DAT atende os clientes em inglês. Caso deseje alterar ou cancelar seu voo devido à mudança de companhia aérea, entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente ."
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
