Aeroporto de Brasília ganha nova rota internacional
GOL retomará voos para Cancún saindo direto da capital federal. TAP aumenta frequência para Lisboa
Luiz Fara Monteiro|Do R7
O avanço na vacinação contra a Covid-19 e a proximidade da alta temporada de férias animam as companhias aéreas na retomada gradual na frequência de voos.
É o caso da TAP, que já agora em outubro cumprirá 4 voos semanais para Brasília. Seus modernos jatos A330neo pousarão na capital às segundas, quintas, sábados e domingos às 15h25 e decolarão para Lisboa às 16h55, tempo suficiente para limpeza e reabasteciemento da aeronave. A retomada das operações foram comemoradas pela administradora do terminal.
A Inframérica lembrou que no início da pandemia a TAP cancelou seus voos e voltou a operar em Brasília em setembro de 2020, depois de mais de 6 meses de suspensão. Em fevereiro de 2021 interrompeu novamente a operação devido o agravamento da contaminação pela segunda onda da covid-19. Em abril deste ano retomou a rota para a capital brasileira com duas frequências semanais, em setembro aumentou para três e agora em outubro chega às quatro frequências semanais.
Também neste mês a Gol passa a operar entre Brasília e Cancún, um dos destinos mais procurados por passageiros em busca de praia e diversão. Os voos para a cidade mexicana acontecerão quatro vezes na semana a partir de 12 de outubro, com decolagens às segundas, quartas, sextas e domingos às 9h30 e o pouso previsto em Brasília às 7h30 nos mesmos dias.
Além da TAP, a Copa Airlines é outra companhia internacional a operar no terminal brasiliense, que por conta da pandemia perdeu no segundo semestre de 2020 os voos da American Airlines que ligavam a capital federal a Miami em voo direto. A Copa Airlines voa para a Cidade do Panamá quatro vezes na semana em seus Boeing 737-800 e 737 MAX-9, operando todas às terças, quintas, sextas e sábados, chegando em Brasília no fim da noite às 23h50 e partindo às 02h00.
A recuperação do movimento aumenta consideravelmente. No início de 2020, antes da pandemia, o Aeroporto Internacional Jucelino Kubitschek operava 10 voos diretos para nove destinos internacionais. A crise sanitária e o fechamento de várias fronteiras fizeram as companhias aéreas suspenderam os voos que partiam da capital federal. Com a reabertura gradual dos países, as aéreas retomaram os estudos e aumentam as frequências enquanto a Inframerica conversa diretamente com cada companhia.
O Aeroporto de Brasília é o 2º terminal aéreo mais movimentado do Brasil e atualmente lidera como o maior centro de conexão de voos do país. São 38 cidades brasileiras atendidas, o que contribui para atrair a chegada de novos voos internacionais. O terminal de Brasília é o único do país com ligação para todas as capitais do Brasil.














