Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aeroporto de Brasília tem maior movimento desde o início da pandemia

Marca foi alcançada em setembro. Terminal  é o 2º mais movimentado do Brasil.

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Setembro com movimento recórde no aeroporto de Brasília
Setembro com movimento recórde no aeroporto de Brasília Setembro com movimento recórde no aeroporto de Brasília

Ainda vivemos uma crise sanitária aguda que mudou costumes e trouxe consequências profundas na economia. O setor aéreo, no entanto, demonstra sinais de recuperação gradual.

A Inframérica, administradora do terminal de Brasília informa que houve recórde de movimentação de passageiros desde o início da pandemia. O registro é de 1 milhão de usuários no mês e 10 mil pousos e decolagens, resultado maior que o fluxo da alta temporada de janeiro e julho deste ano.

A data comemorativa de 7 de setembro surpreendeu com um movimento de 183.500 pessoas durante o período de seis dias do feriado prolongado. O fluxo foi 36% maior que o feriado de Corpus Christi em junho deste ano.

Mesmo com o aumento no fluxo de passageiros, o terminal ainda opera sob os impactos da pandemia. Quando comparado com o movimento de setembro de 2019, o tráfego de pessoas ainda é 22% menor. Mas, quando analisado em relação ao mesmo período de 2020, o aumento é significativo, chegando a 63% a mais. A movimentação internacional também cresceu no mês. Foram registrados 9.100 passageiros e 81 voos partindo e chegando do exterior impulsionados pela TAP com destino a Lisboa e Copa Airlines para o Panamá. Esse fluxo de pessoas representa mais de 300% que setembro de 2020.

Publicidade

A administradora acredita que a movimentação é reflexo do avanço na imunização contra a Covid-19. Assim como as exigências sanitárias que começam aos poucos a serem flexibilizadas, dando mostras de recuperação ao setor de turismo. Porém, mesmo com a vacinação sendo ampliada, os cuidados permanecem e devem continuar vigentes por um bom tempo.

A Inframérica garante que a limpeza continuará reforçada e realizada com produtos especiais utilizados em UTI hospitalares, a aferição de temperatura no embarque e desembarque por câmeras permanecem e o álcool gel segue sendo disponibilizado em diversos pontos do terminal. Além disso, há sinalização especial para manter o distanciamento físico em filas.

Publicidade

Em abril de 2020, logo no início da pandemia, a concessionária registrou a maior redução da demanda por voos com uma movimentação de 45.577 usuários. Este foi o menor número histórico de passageiros já contabilizado desde que a Inframerica assumiu a concessão do terminal em 2012 e a menor marca dos últimos 25 anos que se tem estatísticas do aeroporto. A queda na movimentação de pessoas chegou a 97%, quando comparado com o mesmo mês de 2019.

Mesmo na pandemia o Aeroporto de Brasília se consolidou como o maior centro de conexão de voos do país. Atualmente o terminal atende 38 cidades brasileiras e dois destinos no exterior. É o único aeroporto com ligação para todas as capitais do Brasil, possibilitando além do acesso aos principais centros urbanos, uma conexão com o interior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.