Aeroporto de Brasília tem maior movimento desde o início da pandemia
Marca foi alcançada em setembro. Terminal é o 2º mais movimentado do Brasil.
Luiz Fara Monteiro|Do R7
Ainda vivemos uma crise sanitária aguda que mudou costumes e trouxe consequências profundas na economia. O setor aéreo, no entanto, demonstra sinais de recuperação gradual.
A Inframérica, administradora do terminal de Brasília informa que houve recórde de movimentação de passageiros desde o início da pandemia. O registro é de 1 milhão de usuários no mês e 10 mil pousos e decolagens, resultado maior que o fluxo da alta temporada de janeiro e julho deste ano.
A data comemorativa de 7 de setembro surpreendeu com um movimento de 183.500 pessoas durante o período de seis dias do feriado prolongado. O fluxo foi 36% maior que o feriado de Corpus Christi em junho deste ano.
Mesmo com o aumento no fluxo de passageiros, o terminal ainda opera sob os impactos da pandemia. Quando comparado com o movimento de setembro de 2019, o tráfego de pessoas ainda é 22% menor. Mas, quando analisado em relação ao mesmo período de 2020, o aumento é significativo, chegando a 63% a mais. A movimentação internacional também cresceu no mês. Foram registrados 9.100 passageiros e 81 voos partindo e chegando do exterior impulsionados pela TAP com destino a Lisboa e Copa Airlines para o Panamá. Esse fluxo de pessoas representa mais de 300% que setembro de 2020.
A administradora acredita que a movimentação é reflexo do avanço na imunização contra a Covid-19. Assim como as exigências sanitárias que começam aos poucos a serem flexibilizadas, dando mostras de recuperação ao setor de turismo. Porém, mesmo com a vacinação sendo ampliada, os cuidados permanecem e devem continuar vigentes por um bom tempo.
A Inframérica garante que a limpeza continuará reforçada e realizada com produtos especiais utilizados em UTI hospitalares, a aferição de temperatura no embarque e desembarque por câmeras permanecem e o álcool gel segue sendo disponibilizado em diversos pontos do terminal. Além disso, há sinalização especial para manter o distanciamento físico em filas.
Em abril de 2020, logo no início da pandemia, a concessionária registrou a maior redução da demanda por voos com uma movimentação de 45.577 usuários. Este foi o menor número histórico de passageiros já contabilizado desde que a Inframerica assumiu a concessão do terminal em 2012 e a menor marca dos últimos 25 anos que se tem estatísticas do aeroporto. A queda na movimentação de pessoas chegou a 97%, quando comparado com o mesmo mês de 2019.
Mesmo na pandemia o Aeroporto de Brasília se consolidou como o maior centro de conexão de voos do país. Atualmente o terminal atende 38 cidades brasileiras e dois destinos no exterior. É o único aeroporto com ligação para todas as capitais do Brasil, possibilitando além do acesso aos principais centros urbanos, uma conexão com o interior.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.