Aeroporto Internacional de Cuiabá está entre os cinco mais bem avaliados do país em satisfação dos passageiros
Sob gestão da Centro-Oeste Airports (COA), empreendimento ocupa a 5ª posição no acumulado do ano e chegou à terceira posição na avaliação do último mês de novembro

Após receber investimentos da ordem de R$280 milhões que marcaram um salto de qualidade e eficiência, o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, sob gestão da Centro-Oeste Airports (COA), figura entre os cinco mais bem avaliados do país segundo o acumulado de janeiro a novembro de 2025 na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, conduzida pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. O avanço é expressivo: em 2023, o terminal ocupava a última posição entre os 20 maiores aeroportos brasileiros; em 2024, evoluiu para o oitavo lugar e, agora, está entre os cinco melhores, consolidando um avanço contínuo na percepção de quem utiliza o empreendimento.
A pesquisa é realizada mensalmente e considera itens como conforto da sala de embarque, inspeção de segurança, disponibilidade de tomadas, internet, estabelecimentos comerciais e sanitários, entre outros. Todos os critérios foram beneficiados pelos investimentos realizados pela concessionária nos últimos anos, reafirmando o êxito das ações.
Desde a conclusão das obras de ampliação e modernização, o Aeroporto Internacional de Cuiabá passou a contar com ambientes mais amplos, mais conforto térmico, nova sinalização e mobiliário, além de conjuntos de sanitários com espaços família. As melhorias estruturais resultaram em maior funcionalidade e comodidade para passageiros, parceiros comerciais e colaboradores.
Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), destaca que a empresa mantém compromisso inegociável com o aprimoramento dos níveis de segurança, conforto e eficiência de suas infraestruturas. “Quem circulou pelo Aeroporto Marechal Rondon no último ano percebeu o salto de qualidade em conforto, segurança e conveniência. Os investimentos na modernização do terminal elevaram a infraestrutura a um nível compatível com a relevância e com a expectativa da região, tornando o empreendimento ainda mais competitivo para a ampliação da malha aérea, o desenvolvimento turístico e econômico do estado, além de proporcionar uma experiência de viagem mais qualificada. É uma satisfação imensa encerrar o ano com resultados positivos atestados pelos nossos passageiros”, destaca.
Com expansões em todos os setores, as áreas de embarque e saguão se destacaram com espaço total 50% maior. A sala de embarque foi ampliada em cerca de 39%, enquanto o saguão está 21% maior. Quem passa pelo local também pode usufruir de ampla diversidade de produtos e serviços graças à oferta de uma nova praça de alimentação e a inauguração de mais de 35 novos empreendimentos.
Entre as marcas presentes, destacam-se as operadoras de lounges e salas VIP – WP Premium Group, Global Lounge e BRT Lounge –, além de grandes redes nacionais e regionais, como Chilli Beans, Kopenhagen, Bob’s, Spoleto, Corona, Fran’s Café, Pizza Crek, Brahma, Subway, Rei do Mate, Casa do Pão de Queijo, Louvada, Piticas e Nutty Bavarian.
De acordo com Marco Antônio Gomes, superintendente do Aeroporto Internacional de Cuiabá, além das modernizações dos espaços dedicados ao uso dos passageiros, estão sendo feitos incrementos importantes em segurança e eficiência operacional. “Após termos nossos espaços totalmente requalificados, os investimentos continuaram. Neste ano, inauguramos um avançado Centro de Controle Operacional (CORE), que utiliza Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas para aperfeiçoar e automatizar processos, e concluímos requalificações nos pavimentos de pista, taxiways e pátios, atributos que elevam ainda mais a confiabilidade e a eficiência da nossa operação”, destaca.
As intervenções também contemplaram melhorias fundamentais para a conclusão do processo de internacionalização do aeroporto, que passou a ter autorização oficial para operar voos para outros países, incluindo operações comerciais regulares, charter, de carga e táxi-aéreo.
No último mês de agosto, a COA também concluiu R$ 12 milhões em investimentos voltados à requalificação completa do pavimento de pista e taxiways, além de nova sinalização horizontal, melhorias que elevam os níveis de segurança e eficiência operacional.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













