Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Aeroporto Internacional do Recife tem recorde histórico em janeiro, com mais de 1 milhão de passageiros no mês

Expectativa é que 2026 feche com mais de 10 milhões de passageiros pela primeira vez

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Novas rotas e frequências de voos impulsionaram o crescimento Aena Brasil

O Aeroporto Internacional do Recife, administrado pela Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, alcançou um marco histórico em janeiro: pela primeira vez, o terminal superou a marca de 1 milhão de passageiros em um único mês. Ao todo, 1.015.692 viajantes passaram pelo aeroporto no período, que também registrou 7.858 operações de pousos e decolagens. O desempenho de Recife ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do ano passado.

O resultado do Aeroporto do Recife consolida o crescimento consistente do principal hub do Nordeste e reflete a ampliação da malha aérea e da oferta de assentos. O Aeroporto do Recife registrou aumento de 7,1% no total de passageiros na comparação com janeiro do ano passado. Entre os destaques, estão as expansões nas ligações com Porto Alegre (RS), Buenos Aires (Argentina) e São Luís (MA), rotas que apresentaram os maiores crescimentos em relação ao ano anterior, contribuindo de forma decisiva para o desempenho histórico do mês de janeiro.


“Alcançar a marca de 1 milhão de passageiros em um único mês é um feito histórico para o Aeroporto do Recife, para a Aena e para Pernambuco. Esse resultado reflete a confiança das companhias aéreas e dos passageiros, além dos investimentos que a Aena vem realizando para modernizar a infraestrutura e oferecer uma experiência cada vez mais eficiente e confortável a todos que passam pelo terminal”, destaca Lucio Flavio Fonseca, diretor do Aeroporto do Recife. A expectativa é de que 2026 também seja um ano recorde. A projeção é superar a marca de 10 milhões de passageiros ao longo do ano. O desempenho reforça o potencial de crescimento sustentável do aeroporto nos próximos meses.

Recorde também em Uberlândia


O Aeroporto de Uberlândia também registrou desempenho histórico em janeiro de 2026, com 104.163 passageiros. É a maior movimentação já registrada para o mês. O total de passageiros supera em 2,19% o recorde anterior para o período, alcançado em janeiro de 2015 (101.874 passageiros), e representa crescimento de 16,83% em relação a janeiro do ano passado. No panorama geral, o resultado é o terceiro maior da história do terminal. A movimentação reflete o aumento dos voos comerciais no Aeroporto de Uberlândia no período, quando foram registradas 983 operações das companhias aéreas.

A quantidade de voos comerciais é 22,26% superior à registrada no mesmo período de 2025, sendo a maior alta percentual entre todos os aeroportos da Aena Brasil em janeiro de 2026. O desempenho reflete as iniciativas de desenvolvimento aeroportuário, por meio do Projeto Conecta Uberlândia, que integra diferentes atores locais para fortalecer o turismo e o desenvolvimento econômico. Como resultado, a expectativa é que, no terceiro trimestre de 2026, o aeroporto registre aumento de 30% na oferta de voos em relação ao mesmo período do ano anterior.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.