Aeroporto internacional suspende operações após sobrevoos de balões carregados de contrabando
Tráfego aéreo na Lituânia foi temporariamente suspenso devido a uma ameaça relacionada a balões meteorológicos

O Aeroporto Internacional de Vilnius, na Lituânia, tem sido temporariamente fechado devido à presença de balões meteorológicos carregados com contrabando sobrevoando suas proximidades. Já foram registrados pelo menos sete incidentes desse tipo nas últimas semanas.
A última ocorrência foi na noite do último sábado (8) de novembro, com o tráfego aéreo no Aeroporto de Vilnius foi temporariamente suspenso devido a uma ameaça relacionada a balões meteorológicos.
Em outubro, foram registrados vários incidentes envolvendo balões meteorológicos carregados com contrabando, lançados da Bielorrússia, que interromperam as operações aeroportuárias. Em resposta, o governo lituano decidiu fechar os últimos postos de controle de fronteira restantes com a Bielorrússia, Medininkai e Salcininkai, por um mês, até 30 de novembro.

A Lituânia afirmou que os balões são enviados por contrabandistas que transportam cigarros ilegais, mas também culpa o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, um aliado próximo do presidente russo Vladimir Putin, por não impedir essa prática.
O representante do Ministro dos Transportes, Lukas Paskevicius, afirmou que as restrições foram introduzidas às 20h45 devido a balões meteorológicos que se dirigiam para o aeroporto.
Inicialmente, as autoridades lituanas estimaram que seriam necessárias cerca de três horas para normalizar a situação e impuseram restrições até às 23h45. No entanto, para minimizar o impacto nos passageiros e garantir a segurança, o espaço aéreo foi reaberto às 21h50.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
