Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Aeroporto onde Silvinei foi preso recebeu inspeção da Força Aérea Brasileira

Grupo Especial de Inspeção em Voo, da FAB, realizou esse ano inspeção aos auxílios de navegação aérea no aeroporto de Assunção, onde Silvinei Vasquez foi preso

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Silvinei Vasquez, ex-diretor da PRF, foi preso no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai.
  • A prisão ocorreu após sua fuga, em decorrência da condenação a 24 anos e 6 meses pelo STF por envolvimento em uma trama golpista.
  • A Força Aérea Brasileira inspecionou aeroportos no Paraguai como parte de um acordo de cooperação entre Brasil e Paraguai.
  • Os fluxos migratórios no Paraguai aumentaram, refletindo no crescimento de passageiros e carga aérea no país.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da FAB: parceria Brasil - Paraguai Divulgação DECEA

O Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai, se beneficiou de um crescente acordo bilateral entre Brasil e Paraguai, que reforça ações conjuntas entre os dois países. Foi neste terminal onde autoridades do país vizinho prenderam o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Brasil, Silvinei Vasquez, nesta madrugada, em sua fuga do país depois da condenação pelo Supremo Tribunal Federal a 24 anos e seis meses de prisão, no contexto da trama golpista. Silvinei seguiria para El Salvador. Copa Airlines e Avianca estão entre as companhias aéreas que operam voos entre os dois destinos.

Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi

A Direção Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (DINAC) informou que ultrapassou seu recorde de 2019 antes do final de 2025, atingindo 1.285.623 passageiros até 20 de dezembro.


“Esses números refletem o posicionamento do Paraguai como um destino seguro para investimentos e como um local ideal para sediar eventos esportivos, empresariais e científicos, como a Copa Sul-Americana e o Campeonato Mundial de Rali”, afirmou a instituição em um comunicado à imprensa assinado por seu presidente, Nelson Mendoza.

Mendoza acrescentou que “a classificação de segurança do país, que não é um detalhe insignificante, e o crescente nível de investimento irão despertar cada vez mais interesse no desenvolvimento do país”.


Aeroporto Silvio Pettirossi, em Assunção: Mais de 1,2 milhão de passageiros em 2025 Wikimedia Commons

Mendoza afirmou ainda que o resultado reflete a “confiança do setor”, o retorno e a incorporação de novas companhias aéreas, e consolida uma gestão focada no fortalecimento da conectividade, na melhoria dos serviços e na otimização da experiência do passageiro.

No mesmo período, o tráfego de passageiros cresceu 28%, quase 10% ao mês. Mendoza acrescentou que, em relação à carga aérea, houve um aumento de 77% na quantidade de mercadorias.


A Direção Nacional de Migração do Paraguai relatou um aumento sustentado nos fluxos migratórios e turísticos no país, superando em mais de 25% o total registrado em todo o ano de 2024. Até novembro, foram registrados 12,7 milhões de movimentos de entrada e saída de nacionais e estrangeiros.

Grupo Especial de Inspeção em Voo, da FAB

Entre 31 de março e 10 de abril desse ano, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da FAB, realizou a inspeção aos auxílios de navegação aérea e procedimentos por instrumentos dos principais aeroportos do Paraguai. A missão fez parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).


Os militares fiscalizaram os procedimentos e equipamentos de navegação aérea dos aeroportos Silvio Pettirossi, em Assunção; Dr. Luis Maria Argaña, em Mariscal Estigarribia; e Tenente-Coronel Carmelo Peralta, em Concepção. Já no período de 07 a 10/04, foi a vez dos aeroportos Tenente Ramon Amin Ayub Gonzalez, em Encarnação; Dr.Augusto Roberto Fuster, na cidade de Pedro Juan Caballero; e Guarani, na Ciudad del Leste, serem inspecionados pelo GEIV.

No total, foram realizadas 22 horas de voo de inspeção em auxílios, como Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), Radiofarol Omnidirecional (VOR), Radiofarol Não Direcional (NDB), Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI) e procedimentos de navegação aérea de aproximação e decolagem.

Silvinei Vasquez tem prisão decretada

A prisão de Silvinei ocorreu depois do alerta disparado com a falta de sinal da tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-diretor da PRF. Sem o paradeiro do condenado, a Polícia Federal emitiu alertas aos países vizinhos. Assim que foi informado da fuga, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão preventiva do ex-diretor-geral.

O Supremo Tribunal Federal considerou Vasques culpado de orquestrar uma operação no segundo turno das eleições de 2022 para impedir que eleitores chegassem às urnas em redutos tradicionais de esquerda, favorecendo assim Bolsonaro, que acabou sendo derrotado pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Cooperação Brasil - Paraguai

Além da cooperação militar e tecnológica, a parceria entre Brasil e Paraguai tem avançado no combate ao tráfico de drogas. A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai e a Polícia Federal brasileira executaram várias ofensivas contra cultivos de maconha controlados por facções criminosas na linha internacional entre o departamento de Amambay e Mato Grosso do Sul, em setembro último. A Operação Nova Aliança ocorre nos arredores de Capitán Bado, cidade paraguaia separada por uma rua de Coronel Sapucaia.

Até 2023, a cooperação entre a Polícia Federal brasileira e a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai levou pelo menos 300 bandidos para a cadeia. Outras dezenas de criminosos brasileiros que se escondiam no país vizinho foram capturados.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.