Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Aeroportos administrados pela COA devem receber 10% mais viajantes no período de festas de fim de ano

Expectativa é de que 140 mil passageiros sejam atendidos nos quatro terminais aeroportuários sob gestão da concessionária em Mato Grosso

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Estimativas representam crescimentos de 10% no fluxo de passageiros e de 5% no volume de voos Patricia Lanini - Divulgação COA

Sob a gestão da Centro-Oeste Airports (COA), o Aeroporto Internacional de Cuiabá, em conjunto com os aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, esperam receber ainda mais viajantes nas próximas semanas. Entre os dias 20 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, período das festividades de Natal e Ano Novo, a expectativa é de que 140 mil passageiros sejam atendidos, entre embarques, desembarques e conexões, nos mais de 1.000 voos comerciais programados.


As estimativas representam crescimentos de 10% no fluxo de passageiros e de 5% no volume de voos realizados em comparação com os números registrados nos quatro terminais aeroportuários sob gestão da COA no mesmo período de 2024, quando 127 mil viajantes foram atendidos em 974 frequências da aviação comercial.

No Aeroporto Internacional de Cuiabá, em Várzea Grande, mais de 117 mil viajantes são esperados nas 856 chegadas e partidas previstas para o período, que contará também com 69 voos extras das companhias Azul e GOL para destinos como Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo - Guarulhos (SP), São Paulo - Congonhas (SP) e Rio de Janeiro - Galeão (RJ).


No total, a expectativa é de que a movimentação no Aeroporto Marechal Rondon seja 10% superior ao fluxo de viajantes registrado no mesmo período no ano passado, quando 106 mil passageiros foram atendidos em 802 frequências. O acréscimo na movimentação acontece logo após o empreendimento ser reconhecido entre os cinco aeroportos mais bem avaliados do país, no acumulado janeiro a novembro de 2025 da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, conduzida pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

No norte de Mato Grosso, o Aeroporto de Sinop, eleito o melhor aeroporto regional do Centro-Oeste e Norte pelo prêmio Aviação + Brasil de 2025, a expectativa é de que aproximadamente 20 mil passageiros sejam recebidos, entre embarques e desembarques, nos 146 voos previstos entre os dias 20 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026.


A projeção é 12% superior ao fluxo registrado no mesmo período do ano passado, quando 17.700 viajantes foram atendidos nos 140 voos realizados no Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo. Recentemente, o empreendimento atingiu novo recorde histórico de movimentação ao superar, em meados de novembro, o fluxo registrado ao longo de todo o ano de 2024: foram 407 mil viajantes atendidos de 1º de janeiro a 15 de novembro de 2025.

Já na região sudeste do estado, o Aeroporto de Rondonópolis também espera receber 10% mais viajantes no período. Mais de 1.600 passageiros são esperados nos 16 voos com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).


Por fim, no extremo-norte mato-grossense, o Aeroporto de Alta Floresta deve atender aproximadamente 1.400 passageiros em 12 voos com destino a Campinas (SP) previstos no empreendimento durante o período das festividades de Natal e Ano Novo. A estimativa demonstra estabilidade diante dos 1.364 viajantes no mesmo período de 2024.

Com investimentos na ordem de R$ 570 milhões, a COA inaugurou, em 2024, novas instalações nos quatro aeroportos sob sua gestão. Em Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, novos terminais de passageiros foram construídos do zero, oferecendo espaços mais amplos, seguros e confortáveis. Já em Cuiabá, o aeroporto passou por requalificação completa, com modernização das áreas dedicadas ao uso dos passageiros, ampliação do mix comercial e renovação do sistema de climatização, elevando a qualidade oferecida aos viajantes.

Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, a crescente demanda de passageiros e de voos demonstra o potencial dos equipamentos como dinamizadores da mobilidade aérea no Centro-Oeste. “Diante das transformações realizadas recentemente no Aeroporto Internacional de Cuiabá, e dos novos terminais construídos nos aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, estamos cada vez mais preparados para atender ao crescente fluxo de passageiros que valorizam a agilidade e o conforto propiciados pelo modal aéreo. Além disso, estamos cada vez mais consolidando o cenário de crescimento da mobilidade aérea na região Centro-Oeste, conferindo ainda mais qualidade, eficiência e segurança em nossas operações”, avalia.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.