Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Aeroportos administrados pela NOA estimam 66 mil passageiros durante o Carnaval

Expectativa é de que 525 voos comerciais sejam operados nos aeroportos internacionais de Belém (PA) e de Macapá (AP) entre os dias 13 e 18 de fevereiro

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Aeroporto Internacional de Belém foi totalmente requalificado Patrícia Lanini

Sob a gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), os aeroportos internacionais de Belém (PA) e de Macapá (AP) esperam fluxo intenso de viajantes no próximo feriado prolongado de Carnaval. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a expectativa é de que mais de 66 mil passageiros sejam atendidos em embarques, conexões e desembarques nos 525 voos comerciais programados para os dois terminais aeroportuários.

A estimativa representa aumentos de 11% na movimentação de clientes e de 6% na oferta de voos em comparação com o mesmo período do feriado de Carnaval em 2025, quando o fluxo registrado nos dois aeroportos foi de 59,5 mil viajantes nas 492 operações da aviação comercial realizadas entre 28 de fevereiro e 5 de março.


Com obras de requalificação e modernização executadas no ano passado, o Aeroporto Júlio Cézar Ribeiro (Val-de-Cans), na capital paraense, espera mais de 57 mil passageiros em 461 voos domésticos e internacionais previstos no período.Os números representam, respectivamente, crescimentos de 8% no fluxo de clientes e de 4% no volume de frequências da aviação comercial em comparação com o mesmo feriado em 2025, quando 52,8 mil viajantes foram atendidos, entre embarques, desembarques e conexões nos 443 voos realizados para destinos nacionais e no exterior.

Nos últimos meses, o maior terminal aeroportuário da região Norte ganhou reforço em suas rotas nacionais e internacionais, com destaque para os novos voos das companhias GOL e Avianca, respectivamente para Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia). Com as adições, o número de assentos em voos internacionais do empreendimento durante o feriado de Carnaval cresceu 31%, em comparação ao período da mesma festividade no ano passado.


Já na capital amapaense, o Aeroporto Alberto Alcolumbre deve receber, entre embarques e desembarques, mais de 9 mil passageiros em 64 voos regularesdas empresas Azul, GOL e Latam. A estimativa representa crescimentos de 36% no fluxo de clientes e de 30% no quantitativo de pousos e decolagens em comparação à movimentação do mesmo feriado em 2025, quando 6,7 mil passageiros foram atendidos nas 49 operações da aviação comercial realizadas no principal terminal aeroportuário do estado.

O recente aumento da malha aérea tem contribuição direta para o aumento da movimentação. Desde o mês de dezembro de 2025, a conectividade do estado foi ampliada com a inclusão de uma nova rota regular diária da GOL Linhas Aéreas ligando o Rio de Janeiro ao Aeroporto Internacional de Macapá, com escala em Belém.


Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, os resultados positivos indicam o potencial de ambos os equipamentos para a mobilidade aérea da região norte do país. “Estamos muito contentes em poder receber ainda mais viajantes em nossos aeroportos durante o período do Carnaval. Com investimentos contínuos em melhorias voltadas ao conforto, agilidade e segurança de quem utiliza os aeroportos internacionais de Belém e de Macapá, podemos dizer que a NOA está inaugurando uma nova fase para a mobilidade aérea da região. No Pará, entregamos recentemente um empreendimento totalmente requalificado, moderno e preparado para atender a demanda dos próximos anos com segurança e eficiência. Já no Amapá, seguimos avançando em melhorias, que estão refletindo tanto na comodidade do terminal de passageiros como na qualificação das operações aéreas”, afirma.

Investimentos da NOA proporcionam novos patamares de conforto e eficiência


Em Belém, a NOA concluiu a ampliação e modernização do Aeroporto Júlio Cézar Ribeiro - Val-de-Cans, que recebeu investimentos próprios da ordem de R$ 450 milhões. As intervenções representam a conclusão da Fase 1-B do contrato de concessão e foram finalizadas com quase um ano de antecedência em relação ao prazo inicialmente previsto. Com isso, a capacidade de atendimento do aeroporto passou de 7,7 para cerca de 13 milhões de passageiros por ano, garantindo experiências com mais conforto, comodidade, segurança e conveniência.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.