Aeroportos da Alemanha enfrentam apagão cibernético
Falha afeta os sistemas da polícia para o controle de fronteiras. Longas filas são registradas
Os sistemas informáticos da polícia estão avariados nos aeroportos alemães, causando filas crescentes nas zonas de imigração para passageiros checados no controle de fronteiras.
A polícia verifica todos os dados manualmente, razão pela qual os passageiros têm que esperar por horas. Os sistemas usados pela polícia para monitorar chegadas no país foram afetados.
“Nossos colegas têm que realizar a maioria das verificações manualmente”, disse um policial federal ao tabloide alemão Bild.
De acordo com a emissora WDR, os passageiros do Aeroporto de Düsseldorf foram forçados a esperar cerca de duas horas, enquanto a entrada de países fora da área de Schengen não é possível no momento em meio às interrupções.
A área de Schengen é uma zona de livre circulação na União Europeia (UE) que permite aos cidadãos viverem, estudar, trabalhar e se aposentarem em qualquer país-membro. O espaço Schengen foi criado em 1995, após acordo assinado por cinco países da UE: Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo e Países Baixos.
Os motivos da interrupção massiva nos aeroportos alemães não foram divulgados, embora as suspeitas estejam associadas a um ataque cibernético. No entanto, uma falha de computador semelhante já ocorreu em julho de 2024, afetando todos os produtos da Microsoft.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.