Aeroportos da Motiva devem receber mais de 550 mil pessoas durante o Carnaval
Concessionária prevê grande movimentação nos aeroportos de Curitiba, Goiânia, Foz do Iguaçu, Navegantes e São Luís, um aumento de 4% em relação ao feriado de 2025

Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, período em que é celebrado oficialmente o Carnaval, a Motiva Aeroportos espera receber mais de 550 mil pessoas em 14 de seus terminais que operam voos comerciais, um aumento de 4% se comparado ao período carnavalesco de 2025. A concessionária ainda prevê cerca de 5 mil pousos e decolagens.
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF), administrado pela Motiva via consórcio BH Airport, deve registrar mais de 230 mil embarques entre a sexta-feira pré-carnavl e a Quarta-feira de Cinzas. Na sequência, vêm o Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB), com mais de 93 mil pessoas, e o Aeroporto de Goiânia (GYN), por onde deverão passar mais de 60 mil. Completam a lista dos aeroportos mais movimentados: Foz do Iguaçu (IGU), com previsão de mais de 45 mil passageiros, Navegantes (NVT), com mais de 38 mil, e São Luís (SLZ), com mais de 33 mil.
Para Marcius Moreno, Diretor de Operações da Motiva Aeroportos, com a expectativa de grande fluxo da malha aérea neste período é importante que haja uma força tarefa para que o passageiro se sinta confortável e perceba a agilidade das operações desde a chegada dele ao terminal, até a partida para seu destino.
“Sabemos que o Carnaval é um momento de alta conectividade e alegria, por isso, adaptamos nossos terminais para receber esse volume extra de viajantes com total fluidez. Intensificamos os serviços de manutenção e suporte para garantir uma jornada tranquila, fazendo com que a passagem pelos nossos aeroportos seja uma etapa confortável e organizada da viagem. Estamos prontos para oferecer a melhor experiência possível neste feriado e queremos que isso seja perceptível a todos”, comenta o executivo.
Orientações para uma viagem tranquila
Para que tudo ocorra bem durante a viagem, a Motiva Aeroportos orienta que o passageiro certifique-se de que está com um documento de identificação válido para evitar contratempos durante o processo de check-in, que pode ser feito de forma online, uma alternativa para que todo o processo seja ainda mais ágil. Também é importante verificar as políticas de bagagem da companhia aérea escolhida, especialmente quanto aos limites de peso e dimensões estabelecidos para a bagagem de mão e a bagagem despachada. Além disso, é importante se preparar para passar pelo controle de segurança e ter uma atenção redobrada quanto aos itens que são proibidos para a bagagem de mão, entre eles estão:
• Objetos cortantes (facas, canivetes, tesouras grandes, estiletes)
• Ferramentas (alicates, martelos, furadeiras)
• Líquidos inflamáveis e aerossóis fora das medidas permitidas
• Armas de qualquer tipo (inclusive réplicas ou brinquedos que imitem)
• Substâncias químicas, venenosas ou radioativas
A lista completa está disponível na Resolução nº 515 da ANAC, mas a recomendação principal é: em caso de dúvida, consulte a companhia aérea ou procure orientação com antecedência.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













