Aeroportos geridos pela Socicam esperam atender cerca de 206 mil passageiros durante o Carnaval
Entre os dias 13 e 18 de fevereiro aeroportos localizados de norte a sul do país devem receber cerca de 1,6 mil pousos e decolagens

A Socicam, líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil e especialista em viabilizar soluções para a gestão de terminais rodoviários, aeroportuários, portuários e urbanos, espera receber fluxo intenso durante as festividades de Carnaval. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, aproximadamente 206 mil passageiros devem embarcar e desembarcar em 1.662 voos programados para os 16 aeroportos do grupo que operam voos regulares, localizados de norte a sul do país. O volume representa crescimento de 12,2% em relação ao mesmo período dos festejos de rua em 2025, quando pouco mais de 183,7 mil embarques e desembarques foram registrados.
No Norte do país, os Aeroportos Internacionais de Belém e de Macapá, administrados pela Norte da Amazônia Airports (NOA), devem concentrar aproximadamente 66,2 mil viajantes em 525 operações, crescimento de 11,2% no fluxo em relação ao ano anterior e de 6,7% em relação aos voos programados. Em Belém, cerca de 57 mil passageiros são esperados entre embarques, desembarques e conexões, enquanto em Macapá o fluxo deve ser de 9,1 mil viajantes.
Na Bahia, os aeroportos de Ilhéus, Vitória da Conquista, Comandatuba e Porto Seguro devem movimentar aproximadamente 75 mil passageiros. Os destinos litorâneos são buscados por muito viajantes e o destaque regional é o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que projeta receber um fluxo de aproximadamente 54 mil viajantes, enquanto o Aeroporto de Ilhéus deve registrar movimentação de 13,4 mil passageiros.
No noroeste do estado de São Paulo, os aeroportos de São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba, operados pela Aeroportos Paulistas (ASP), devem receber cerca de 15 mil passageiros em 165 voos.
Em Mato Grosso, os quatro aeroportos administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) - Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta e o Aeroporto Internacional de Cuiabá - estimam cerca de 40,8 mil embarques e desembarques em 331 operações durante as festividades.

Outros três aeroportos também preveem fluxo intenso ao longo do Carnaval: Chapecó (SC), Zona da Mata (MG) e Caldas Novas (GO) devem, juntos, atender 9,1 mil viajantes em 87 chegadas e partidas.
De acordo com Alexander Cerqueira, diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, os empreendimentos sob gestão do grupo recebem investimentos contínuos e estão preparados para receber a expressiva movimentação de passageiros no período. “Trabalhamos de forma permanente para qualificar a infraestrutura dos aeroportos, elevar o padrão de atendimento e incrementar a segurança e a eficiência operacional, criando condições estruturais que sustentam o crescimento da movimentação com conforto, confiabilidade e segurança. Nosso compromisso é manter os empreendimentos cada vez mais preparados para garantir uma experiência positiva aos clientes, especialmente em momentos de pico como o Carnaval”, destaca.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













