Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Aeropuertos Argentina e SITA impulsionam a transformação digital do check-in nos principais aeroportos do país

O projeto inclui a implementação de quiosques de autoatendimento, guichês flexíveis, sistemas Self Bag Drop e portas de segurança de última geração

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Administração quer mudança cultural na adoção da tecnologia Divulgação SITA

A Aeropuertos Argentina e a SITA anunciaram um acordo estratégico para modernizar os processos de check-in nos principais aeroportos do país, incluindo o Aeroporto Jorge Newbery, Ezeiza, Córdoba, Mendoza e Bariloche, que juntos representam aproximadamente 70% do tráfego aéreo na Argentina.

O projeto inclui a implementação de quiosques de autoatendimento, guichês flexíveis, sistemas Self Bag Drop e portas de segurança de última geração, sob uma abordagem “curb-to-gate” (colocar o que é em tradução livre), que busca tornar a experiência do passageiro mais ágil e eficiente. Esta iniciativa se baseia no “core service cutover” (tradução) da SITA, que rege todo o sistema de check-in, desde os balcões até as tecnologias de autoatendimento nos portões.


Tecnologia que transforma a experiência

O objetivo da implementação não é apenas instalar equipamentos, mas gerar uma mudança cultural na adoção da tecnologia. Atualmente, muitos quiosques e Self Bag Drops existentes apresentam baixas taxas de utilização. O projeto busca aumentar essa adesão por meio de incentivos, treinamento de pessoal e um layout projetado para otimizar o fluxo de passageiros e minimizar filas.


“Com este acordo, queremos que a tecnologia deixe de ser apenas um suporte e se transforme num verdadeiro aliado operacional”, explicou George Miley, vice-presidente da SITA para as Américas. “Nosso objetivo é reduzir filas, melhorar a eficiência do aeroporto e permitir que companhias aéreas operem mais voos simultaneamente sem a necessidade de ampliar a infraestrutura. É uma mudança que beneficia a todos: passageiros, companhias aéreas e o aeroporto como um todo. Estamos incorporando uma visão diferente e mais inovadora que procura não só oferecer autoatendimento, mas também criar mecanismos que ajudem a promover a adesão dos passageiros e das companhias aéreas a essas soluções”.

Os passageiros da região entendem que a simplicidade começa com menos esperas e com atualizações em tempo real. Dois em cada três afirmam que reduzir o tempo de processamento no aeroporto é sua prioridade máxima. Esses dados foram extraídos do Travelers’ Voice, SITA Passenger IT Insights 2025, relatório de referência global da SITA para monitorar a evolução das expectativas dos passageiros e o que a indústria deve fazer para acompanhar o ritmo.


Uma colaboração estratégica e de longo prazo

O contrato terá uma duração ampla e abrange uma abordagem integral de transformação digital que inclui metodologias de gerenciamento de mudanças para promover a adoção eficaz da tecnologia por parte dos passageiros e das companhias aéreas.


“Contar com a SITA como parceira nos permite oferecer aos nossos passageiros uma experiência mais fluida, moderna e centrada no usuário”, destacou Daniel Ketchibachian, CEO da Aeropuertos Argentina. “A combinação de tecnologia, incentivos e suporte ao passageiro nos permitirá manter a eficiência e a qualidade na experiência de viagem que caracteriza os nossos aeroportos”, acrescentou.

Rumo a um aeroporto mais eficiente e conectado

Além de melhorar a experiência dos passageiros frequentes e iniciantes — que representam uma alta percentagem na Argentina —, a adoção desses sistemas permite que as companhias aéreas flexibilizem suas operações e reduzam os custos associados ao gerenciamento de filas e guichês. Entre os produtos implementados destacam-se: quiosques, Flex Box, balcões, Self Bag Drop e portas de segurança, com a possibilidade de incorporar mecanismos de pagamento e novas funcionalidades em etapas futuras.

Com este acordo, a Aeropuertos Argentina e a SITA buscam modernizar a infraestrutura existente e estabelecer um modelo de inovação e eficiência que possa ser replicado em outros aeroportos domésticos nos próximos anos, consolidando a posição da Argentina como líder em experiências de viagem modernas e centradas no passageiro na América Latina.

Sobre a Aeropuertos Argentina

A Aeropuertos Argentina nasceu em 1998 como AA2000 com o objetivo de desenvolver e operar terminais aéreos no país, tornando-se uma das maiores administradoras privadas do mundo, com 35 aeroportos em operação.

Hoje, conta com mais de 2700 funcionários que trabalham com o objetivo de cumprir com os mais elevados padrões internacionais de qualidade em serviços e segurança, 365 dias por ano. É uma das 20 melhores empresas para se trabalhar na Argentina, de acordo com o ranking da Great Place to Work, autoridade mundial em cultura organizacional.

Desde o início da concessão, realizou obras de grande envergadura e modernização nos principais aeroportos do país, incorporando tecnologia de última geração. Além disso, contribui para o desenvolvimento social, econômico e cultural, tornando-se uma referência regional e internacional na indústria aeroportuária. O seu objetivo é facilitar a conexão de pessoas, bens e culturas para contribuir para um mundo melhor. A Aeropuertos Argentina faz parte da Corporación América Airports, empresa que opera e administra 53 aeroportos em 6 países: Argentina, Armênia, Brasil, Equador, Itália e Uruguai.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.